26/03/2024
HomeCulturaCortejo da Bandeira do Divino abre as comemorações da Semana Almeida Júnior

Cortejo da Bandeira do Divino abre as comemorações da Semana Almeida Júnior

No último domingo (08/05), muitos ituanos acompanharam o Cortejo Solene da Bandeira do Divino Espírito Santo, realizado pelo Núcleo Cultural da Folia do Divino de Itu, com o apoio da Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

O evento teve início no Museu da Música e percorreu o Largo do Bom Jesus e a Rua Paula Souza, até chegar à Casa da Praça, na Praça Padre Miguel, onde foi aberta a mostra temporária do Museu e Arquivo Histórico de Itu – MAHMI – “O cotidiano das casas paulistas”. Ao longo do trajeto, foram realizados sete pousos, simbolizando os sete dons do Espírito Santo. Em cada pouso, o Coral Vozes de Itu entoava as Jaculatórias do Divino, compostas pelo maestro Elias Álvares Lobo, e a Bandeira do Divino abençoava o local, sob a cantoria de violeiros.

Neste ano, a Irmandade do Divino Espírito Santo de Laranjal Paulista também participou da celebração, com o mestre e os meninos cantores. Também estiveram presentes a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Zélia Vaccari Gomes, e os secretários Allie Marie Queiroz (Cultura), Ricardo Xavier da Silveira (Turismo) e Patrícia Otero (Meio Ambiente).

A mostra “O cotidiano das casas paulistas” pode ser visitada de terça a sextas-feiras, das 9h às 16h e domingos das 10h às 16h.

Confira o restante da programação da Semana Almeida Júnior:

12 de maio – quinta-feira
19h30 – Lançamento do livro “Almeida Júnior, uma alma brasileira?” da professora e artista plástica Paula Giovana Andrietta Frias e abertura da exposição de trabalhos da autora.
Local: Casa da Praça, Praça Padre Miguel, 56, Centro.

13 de maio – sexta-feira
9h30 e 14h30 – Estudo do meio – alunos de desenho da Escola Municipal de Iniciação Artística “Manolo Santoro” no Parque Ecológico Almeida Júnior
Local: Avenida do Parque, 271, Jardim Plaza Athénée, com acesso pela rotatória da Avenida das Graças (Jardim Paraíso I)

15 de maio – domingo
11h – apresentação da Banda União dos Artistas
Local: Praça Padre Miguel (Matriz), Centro.

Texto: Decom

Fotos: Leivanira Prieto/Prefeitura de Itu