Widget Image
Secretarias
25/03/2024
HomeCISCompanhia Ituana de Saneamento conclui obras na ETA Rancho Grande e inicia ativação de 12 poços em Itu

Companhia Ituana de Saneamento conclui obras na ETA Rancho Grande e inicia ativação de 12 poços em Itu

Foto mostrando a obra finalizada dos novos filtros da Estação de Tratamento de Água do Rancho Grande

Autarquia segue com investimentos necessários e já tem maior respaldo para enfrentar períodos de estiagem até atingir equilíbrio hídrico com entrega da Linha 02 do Sistema Mombaça.

A CIS – Companhia Ituana de Saneamento conclui nesta semana as obras de recuperação de filtros e decantadores na Estação de Tratamento de Água Rancho Grande. Conforme anunciado em julho pela autarquia, foram realizadas melhorias em todo o sistema de tratamento, garantindo menor perda de água e eficiência na distribuição. O abastecimento de água na região central de Itu, afetado pelas obras, também será normalizado dentro do prazo divulgado previamente para a população.Além disso, a CIS iniciou a ativação de mais 12 poços em Itu. Os equipamentos – localizados próximos aos bairros Potiguara, Santa Laura e Parque Industrial – garantirão mais 40 litros de água, por segundo, direto na rede de distribuição de água da cidade. No total, serão 30 poços para suporte de abastecimento de água e 6.048.000 litros diários na rede de distribuição.O superintendente da CIS, Reginaldo Santos, pontua que “apesar da crença de que poços são a solução para o problema de abastecimento de água nas cidades, a realidade é que os equipamentos não possuem vazão para grandes demandas. Contudo, ajudarão de forma significativa em períodos mais severos de estiagem”.Santos  reforça que Itu já está mais preparada para enfrentamento os períodos de seca e importantes obras ainda serão realizadas pela autarquia. “Somente em 2022, inauguramos diversas obras que promovem maior respaldo de abastecimento de água em Itu. Entregamos novos filtros e reformamos antigos equipamentos na ETA Rancho Grande, construímos o novo reservatório Potiguara, inauguramos a Nova Represa Braiaiá e ativamos mais de 20 poços”, detalha o superintendente da CIS. “Um trabalho contínuo que seguirá de forma plena em 2023, com a construção da Linha 02 do Sistema Mombaça”.Equilíbrio hídrico em Itu – Com início das obras previsto para 2023, a Linha 02 do Sistema Mombaça chega para resolver a demanda de água necessária para Itu. O principal aporte de abastecimento da população ituana hoje já é o Sistema Mombaça. A captação, inaugurada pela CIS em 2018, não seca durante períodos de estiagem e agora será capaz de fornecer água suficiente para toda a região central de Itu. Uma segurança já conquistada na região do Pirapitingui desde 2020, com a entrega do Sistema Pirajibu.Mananciais – Desde o mês de agosto, estávamos operando nossos mananciais com média de 35%. O retorno das chuvas permitiu recuperação de represas com índices mais críticos. Atualmente a CIS opera seus mananciais com média de 65%. Os Sistemas Mombaça e Pirajibu, captações que não secam inauguradas pela CIS, operam com capacidade plena. Confira os números:

PIRAPITINGUI (ETAs Portal do Éden e Hospital):

• Bacia do Pirajibu (captação que não seca): 100%• Bacia do São Miguel / Varejão: 100%• Bacia do São Miguel: 100%

CENTRAL (ETAs Itaim e Rancho Grande):

• Bacia do Mombaça (captação que não seca): 100%• Bacia do São José: 100%• Bacia do Itaim: 40%• Bacia do Braiaiá: 20%• Bacia do Taquaral / Pirapitingui: 20%• Bacia do Gomes: 10%