18/04/2024
HomeCISCompanhia Ituana de Saneamento celebra inauguração da Nova Represa Braiaiá

Companhia Ituana de Saneamento celebra inauguração da Nova Represa Braiaiá

Manancial de Itu possui mais de 100 anos e agora pode armazenar mais de 40 milhões de litros de água bruta

Seguindo com as obras necessárias para garantir melhor distribuição de água em Itu, a CIS – Companhia Ituana de Saneamento (CIS) inaugurou na manhã desta sexta-feira (12/08) a Nova Represa Braiaiá. O manancial conta com barramento de dez metros de altura, cerca de 500 metros de extensão e pode armazenar mais de 40 milhões de litros de água, aumentando a reserva de água bruta. Anteriormente, a Represa Braiaiá tinha capacidade de armazenamento de 16 milhões de litros de água.

Inaugurada em 1921, a captação de água bruta do Braiaiá é uma das principais responsáveis pelo abastecimento hídrico em Itu e pode fornecer até 110 litros de água, por segundo, para a Estação de Tratamento de Água Rancho Grande.

Em janeiro deste ano, uma fatalidade da natureza culminou no rompimento da antiga barragem. Após o trabalho realizado pela CIS, foi possível inaugurar uma nova represa.  De acordo com o superintendente da CIS, Reginaldo Santos, durante as obras de desassoreamento da represa, cinco caminhões retiraram 17m³ de terra em cada uma das dezenas de viagens realizadas diariamente. “Já o lodo presente na antiga represa escondeu minas que, agora, vertem água para a represa, o que significa mais fontes de água na Braiaiá, agora protegidas por um barramento maior e mais seguro”, destaca.

O prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, reafirmou seu compromisso para resolver os gargalos hídricos que a cidade de Itu possui e destacou o trabalho feito na Nova Represa Braiaiá, apesar da fatalidade ocorrida no início de 2022. “Por meio de análise técnica, pudemos aproveitar de uma fatalidade para ampliar a capacidade desta represa por meio de desassoreamento e da construção de nova barragem.  Diante de uma crise, é preciso enxergar novas oportunidades de trabalho”, afirma. “Fico emocionado com mais esta conquista, mas com a ciência de que existe muito a ser feito. Temos ainda outras obras em andamento na ETA Rancho Grande, vem aí a Linha 02 do Sistema Mombaça que vai atender a demanda hídrica da região Central de Itu. A CIS promove ações com benefícios de longo prazo para a população”, conclui Gazzola.