HomeNotíciasCentro de Atendimento Dengue começa a funcionar na segunda-feira

Centro de Atendimento Dengue começa a funcionar na segunda-feira

Imagem mostra a fachada da UBS 5, local onde será o Centro de Atendimento Dengue

Pessoas com 12 anos ou mais que apresentarem os sintomas da doença poderão procurar pelo Centro de Atendimento Dengue

A partir da próxima segunda-feira (26/02), a Secretaria Municipal de Saúde passa a contar com o Centro de Atendimento Dengue, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na Unidade Básica de Saúde – UBS 05, localizada na Rua José Lira Filho, 53, Altos da Vila Nova. Pessoas com 12 anos ou mais que apresentarem os sintomas da doença poderão procurar pelo serviço para testagem, medicação e atendimento de enfermagem e médico.

A implantação do Centro de Atendimento Dengue é mais uma ação da Secretaria Municipal de Saúde com o objetivo de amenizar os impactos do aumento de número de casos da doença na cidade, a exemplo do que vem ocorrendo em todo o Brasil. Além disso, a Prefeitura promove um trabalho de combate à dengue e de monitoramento de pessoas doentes de forma contínua em Itu, sendo uma das poucas cidades da região que utiliza o teste rápido, possibilitando a obtenção de diagnósticos precoces.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Janaina Camargo, “com o resultado do exame ficando pronto em poucos minutos, o paciente começa a ser tratado imediatamente e o direcionamento do trabalho de campo dos agentes de vetores ocorre de forma ainda mais rápida”. A secretária também orienta acerca da importância de que pessoas com suspeita de dengue ou com a doença sigam todas as orientações médicas e se mantenham hidratadas. “A hidratação pode ser feita com o soro caseiro que é fácil de ser preparado, basta usar um litro de água filtrada ou fervida, um colher de sopa de açúcar e um colher de café de sal”, comenta Janaina.

Hospital da Criança e UPAJá as crianças com até 12 anos que apresentarem sintomas da doença devem ser levadas ao Hospital da Criança, que funciona todos os dias durante 24h, na Rua Joaquim Bernardes Borges, 372, Centro.

Além do Centro de Atendimento Dengue, os munícipes também podem procurar por atendimento na Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h, na Avenida Nove de Julho, 691, Nossa Senhora Aparecida, e no Pronto Atendimento Municipal (PAM), na Rua Itagiba Vilassa, s/nº, Vila Martins.

Confira todas as Unidades Básicas de Saúde da nossa cidade, acesse aqui