08/04/2024
HomeGovernoCartão Cidadão Itu é premiado como ação inovadora pelo Programa Parcerias Municipais

No âmbito Educação, o Cartão Cidadão Itu foi reconhecido por ampliar o acesso de crianças às creches

O Cartão Cidadão Itu foi o vencedor da 2ª edição da premiação “Cases Inovadores” do Programa Parcerias Municipais, que visa incentivar e reconhecer iniciativas transformadoras implantadas pelos municípios paulistas. A cidade foi reconhecida no âmbito Educação por conseguir ampliar o acesso às creches através dos cadastros no Cartão Cidadão Itu. Ao todo, nove cidades em um universo de 645 foram premiadas nesta terça-feira (22/03), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. O prefeito Guilherme Gazzola, junto de representantes das Secretarias Municipais de Comunicação, Educação, Administração, T.I. e Emprego, esteve presente na ocasião, recebendo das mãos do governador do Estado, João Dória, o montante de R$500 mil, que será investido na Educação de Itu.

“Ter a nossa cidade e a iniciativa do Cartão Cidadão Itu reconhecidas em meio à 191 ações cadastradas e ser um dos nove municípios a receber este prêmio num cenário de 645, é motivo de grande orgulho. Todas as Secretarias estão envolvidas neste projeto e a Educação foi a primeira a iniciar a implementação e verificar o resultado, que é a ampliação do acesso de crianças às creches”, comentou Gazzola.

Através do cadastro no Cartão Cidadão Itu é possível cruzar os dados de famílias cujos filhos estão em idade escolar, especialmente em creches, e que ainda não estão matriculados para realização de uma busca ativa. O banco de dados do Cartão Cidadão Itu também permite localizar uma criança que utiliza ou utilizou os serviços básicos de saúde do município para verificar a sua matrícula em creches, frequência escolar e até mesmo para identificar algum tipo de vulnerabilidade por região da cidade, proporcionando a possibilidade de acompanhamento e a criação de políticas públicas eficazes.

“O Cartão Cidadão Itu é um documento que nos permite conhecer os moradores da cidade, proporcionar melhores condições e garantir direitos como a vaga em creche e unidades escolares para crianças em primeira infância”, complementou o prefeito.

Parcerias Municipais
O Parcerias Municipais foi criado em 2021 para premiar iniciativas elaboradas e realizadas que apresentaram resultados significativos na superação dos desafios do programa. Foram cadastradas 191 ações inovadoras. Os vencedores foram escolhidos com base nos resultados, replicabilidade e o caráter inovador. “Essas são Prefeituras que desempenharam seu papel de maneira brilhantemente. Desde o início do programa o objetivo era que cada premiado pudesse servir de exemplo para outras prefeituras e isto está sendo conquistado, não apenas pela referência de um trabalho bem executado, mas também pelo desejo de outros gestores trilharem o mesmo caminho”, finalizou o Governador João Doria.