06/04/2024
HomeNotíciasCarnaval em Itu reúne mais de 60 mil pessoas na Praça do Carmo

Carnaval em Itu reúne mais de 60 mil pessoas na Praça do Carmo

Imagem mostra a Banda Virada do Século no palco e os participantes do Carnaval em Itu acenando para a foto.

Com a temática Carnaval do Brasil, a folia em Itu fez uma homenagem à Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco

O Carnaval em Itu chegou ao fim e, em cinco dias de festa, mais de 60 mil pessoas passaram pela Praça do Carmo. Com o tema “Carnaval do Brasil”, a programação, oferecida pela Prefeitura de Itu, atendeu diversos públicos, desde crianças até adultos, prestando uma homenagem à diversidade cultural do Brasil com sucessos carnavalescos da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. O maior público registrado foi no domingo (11/02), quando mais de 12 mil foliões se reuniram para assistir mais uma apresentação da banda Virada do Século, que se destacou em todos os dias do evento, tocando às noites e também nas matinês.

O prefeito de Itu, Guilherme Gazzola expressou sua satisfação pelo sucesso do evento, afirmando que o Carnaval superou todas as expectativas, tanto da organização, quanto do público. “É gratificante perceber que conseguimos proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para todas as pessoas, onde adultos e crianças puderam se divertir juntos, sem nenhuma preocupação. Isso demonstra o nosso compromisso em promover, não só no carnaval, mas em todas as nossas realizações, eventos que sejam inclusivos e acessíveis para todos”, finalizou Guilherme.

A folia ituana teve início na quinta-feira (08/02) com a Banda União dos Artistas tocando marchinhas na Praça da Matriz e seguiu, de sexta-feira (09/02) até terça-feira (13/02), na Praça do Carmo com uma série de atrações. Além dos shows da Virada do Século, a programação contou com outras apresentações que mantiveram acesa a chama do Carnaval e embalaram o público, como a Bateria Invocada, a Escola de Samba Vale do Sol e o Bloco do R.

Houve ainda uma referência ao maior evento de música eletrônica do mundo, o Tomorrowland Brasil, com a presença do Noise Jumpers. “Esse foi um diferencial que nós trouxemos já em 2023, depois da confirmação do retorno do festival internacional à nossa cidade, ampliando ainda mais a diversidade de atrações e de público, mostrando que é possível trazer vários estilos para uma única festa, o Carnaval”, comenta o secretário municipal de Turismo, Lazer e Eventos, Cesar Benedito Calixto.

A festa teve a presença ostensiva da Guarda Civil Municipal e também da Polícia Militar, que garantiram a segurança do ambiente, não havendo registro de ocorrências relevantes durante o período de realização da festa, das 15h às 22h. “Nossa prioridade máxima foi garantir um ambiente seguro e confortável para todas as pessoas. Para isso, adotamos uma série de medidas preventivas e estratégias de segurança ao longo de todo o evento. Reforçamos a presença policial em pontos estratégicos e garantimos uma comunicação eficiente entre as equipes de segurança”, destacou o secretário municipal de Segurança, Hércules Ferrari Domingues da Silva.