HomeEsportesCampeonato de goalball prossegue até domingo em Itu

Campeonato de goalball prossegue até domingo em Itu

Equipe de Itu (à esquerda), representada pela Escola de Cegos Santa Luzia, fez sua estreia na modalidade, nesta quinta-feira.

Aconteceu na tarde de quinta-feira (16/07), no ginásio poliesportivo do SESI de Itu, a primeira rodada do Campeonato Regional Sudeste II de Goalball. A competição é realizada pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais), com apoio do Governo Federal, Prefeitura de Itu e Comitê Paralímpico Brasileiro.

O torneio reúne equipes masculinas e femininas, de todo o estado de São Paulo. Itu está representada na competição, pelos atletas da AIADV (Associação Ituana de Assistência ao Deficiente Visual) Escola de Cegos Santa Luzia, que em sua estreia na modalidade, acabou derrotada por 11 a 1, pela equipe São José/Athlon, uma das melhores do Brasil.

O Campeonato Regional Sudeste II de Goalball prossegue até este domingo (19/07), quando serão realizadas as finais e as disputas pela medalha de bronze, das duas categorias. Nesta sexta-feira (17/07), acontece a segunda rodada do torneio, com a disputa de 16 jogos realizados ao longo de todo o dia. O SESI de Itu está localizado na Rua José Bruni, 201, bairro São Luiz.

O goalball foi criado na Alemanha, no final da década de 1940, para apoiar soldados que perderam a visão parcial ou total durante a Guerra. O objetivo do jogo é atingir o gol adversário, arremessando com as mãos uma bola sonora (a bola conta com guizos, para orientar os atletas sobre sua trajetória). Cada time joga com três jogadores (mais três reservas) e todos os atletas usam vendas nos olhos, para equiparar cegos e jogadores de baixa visão. A seleção brasileira masculina de goalball é a atual campeã mundial da modalidade (título conquistado em julho de 204, na Finlândia) e medalha de prata nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012.

Clique aqui e confira a tabela do campeonato.

Texto e foto: Fábio Navarro/Prefeitura de Itu

(17/07/15)