Widget Image
Secretarias
20/07/2024
HomeNotíciasCampanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em Itu

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em Itu

Imagem mostra em foco o braço de uma criança recebendo a vacina. Itu continua com a vacinação contra poliomielite

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, destinada a crianças menores de cinco anos de idade, teve início na segunda-feira (27/05) e prossegue até 14 de junho, sendo que o dia “D” de divulgação e mobilização nacional ocorre em 8 de junho. Em Itu, nesta semana, considerando o feriado de Corpus Christi, a vacinação ocorre de segunda a quarta-feira, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 7h às 18h, sendo que a UBS 02 (Jardim União) e a UBS 05 (Rancho Grande) funcionam até às 19h. Portanto, somente nesta semana, considerando o feriado, não haverá vacinação na quinta-feira, sexta-feira e sábado, devendo ser retomada na segunda-feira, dia 3 de junho.

A campanha tem como objetivos reduzir o número de crianças não vacinadas e o risco de reintrodução do poliovírus (que causa a poliomielite) no Brasil, aumentar os índices de coberturas vacinais, além de reforçar medidas para a erradicação da doença.

A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem tipo 1, 2 e 3 que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível.

De acordo com o Ministério da Saúde, o último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989, e em 1994 o País recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. Mas, em 2023, o Brasil foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus.

Conheça todas as Unidades Básicas de Saúde da nossa cidade, acesse o link: https://itu.sp.gov.br/saude/ubs/