HomeNotíciasCampanha incentiva a doação de leite materno

Campanha incentiva a doação de leite materno

Imagem de cartas informativo sobre a necessidade de doar o leite materno

A Secretaria Municipal de Saúde realiza campanha para intensificar o incentivo à doação de leite materno, uma vez que, estudos comprovam que trata-se do melhor alimento para um bebê.

A mulher que tiver interesse em ser doadora de leite humano pode obter mais informações e orientações quanto a exames de sangue necessários com enfermeira (o) da Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, com as equipes de atendimento particular/convênio ao qual ela faça uso ou da Maternidade do hospital da Santa Casa de Itu.

Os resultados dos exames serão encaminhados por enfermeiros da rede básica de saúde ou pela própria interessada em caso de atendimento particular/convênio ao posto de coleta de leite humano, instalado no hospital da Santa Casa de Itu. Após avaliação dos resultados e liberação, será realizado cadastro pela funcionária do posto de coleta de leite humano na residência da futura doadora, quando a mesma receberá orientações com relação aos procedimentos para coletar o leite e será fornecido todo o material necessário.

O leite coletado será armazenado no congelador ou freezer da residência da doadora e, às quartas-feiras, uma profissional da equipe do Projeto Nana Nenê (projeto da Prefeitura que incentiva o aleitamento materno) recolherá o leite congelado e fará a reposição do material necessário.

É importante ressaltar que a doação será feita até o momento em que a mulher desejar.

Leite materno

O leite materno é de fácil digestão e promove um melhor crescimento e desenvolvimento, além de proteger contra doenças.

Esse alimento, mesmo em ambientes quentes e secos, supre as necessidades de líquido de um bebê, não sendo necessário oferecer à criança água ou outras bebidas.

A doação do leite produzido além do necessário para o bebê, possibilita que a mulher pratique um gesto de amor, por meio da doação, aos prematuros da UTI Neonatal.