29/04/2024
HomeEsportesAtletas de Itu conquistam medalhas para o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens 2023

Imagem mostra os atletas apresentando suas medalhas recebidas nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens 2023

Os atletas da AESA Itu, Fábrica Academia, que conta com apoio da Secretaria Municipal de Esportes, conquistaram medalhas na modalidade Halterofilismo Paralímpico ao representarem o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens 2023, disputados em Bogotá, na Colômbia, neste mês.

Clayton Duarte, 17 anos, conquistou a medalha de ouro na categoria até 59kg corporal ao levantar 126kg, Dennis de Andrade Sella, 15 anos, garantiu a medalha de prata na categoria até 65kg corporal ao levantar 85kg, e Lucas Vitório Mariano, 16 anos, a medalha de bronze na categoria até 97kg corporal ao levantar 93kg.

Além dessas medalhas conquistadas nos Jogos Parapan-Americanos, que contabilizaram para a pontuação da equipe brasileira, os atletas de Itu conquistaram premiações relativas à somatória dos três melhores levantamentos (que não conta ponto para o país): Clayton Duarte obteve ouro nessa somatória, Dennis de Andrade Sella, o ouro, e Lucas Vitório Mariano, bronze. Clayton Duarte também integrou o time masculino combinado, do qual participaram três brasileiros, e garantiu mais uma medalha de prata.

Os representantes de Itu na equipe brasileira estiveram acompanhados pelo técnico Valdecir Lopes e pela fisioterapeuta Bianca de Oliveira. A competição reuniu atletas com deficiência entre 12 e 20 anos de 20 países.

De acordo com a Agência Brasil, a equipe brasileira participou dos Jogos Parapan Juvenil 2023 com 96 representantes, sendo 44 integrantes do Bolsa Atleta (programa federal de patrocínio individual, considerado um dos maiores do gênero no mundo), além de dois calheiros, que auxiliam os atletas da bocha.

Confira notícias semelhantes https://itu.sp.gov.br/atletas-ituanos-se-destacam-em-etapa-nacional-do-circuito-de-halterofilismo-paralimpico/