06/04/2024
HomeCulturaAcendimento da Pira marca início das comemorações dos 414 anos de Itu

Acendimento da Pira marca início das comemorações dos 414 anos de Itu

A abertura oficial da programação de aniversário de Itu aconteceu na noite de quinta-feira (01/02), na Praça Padre Anchieta (Bom Jesus), com o acendimento da Pira em comemoração aos 414 anos da cidade, completados nesta sexta-feira (02/02). O prefeito Guilherme Gazzola acendeu a chama, que representa o respeito pelo passado e a confiança em seu futuro.

Estiveram presentes ao ato, o secretário de Planejamento e Gestão de Projetos, Gilmar Pereira, a secretária municipal de Saúde, Janaina Camargo, a secretária de Cultura e Patrimônio Histórico, Sabrina Souli, o presidente de Câmara Municipal, Ricardo Giordani, o presidente da Sociedade Amigos da Cidade de Itu (Saci), Getúlio Schanoski, o representante da empresa Naturgy, Dimas Solano, demais autoridades e convidados.

Na ocasião, o prefeito Guilherme Gazzola destacou a importância da celebração: “estar aqui hoje, com pessoas que contribuíram muito para a história da cidade, me faz sentir muito orgulho, sentir que estamos fazendo o que é melhor pra nossa cidade, esta cidade que amamos, chamada Itu”.

A cerimônia também foi marcada pela entrega da Medalha Domingos Fernandes aos homenageados: o radialista Vicente Elias Schanoski e o empresário Antônio Aparecido Monteiro de Carvalho (Toninho da Maggi). A condecoração destina-se a homenagear cidadãos brasileiros ou estrangeiros que tenham prestado relevantes serviços ao município. A escolha do homenageando ocorre por meio uma lista apresentada pela Saci anualmente ao Executivo Municipal.

A celebração contou ainda com apresentação da Banda Marcial e, posteriormente, apresentação do Coro Municipal juntamente com a Melhor Idade, em frente à Igreja do Bom Jesus.