05/03/2024
HomeSaúdeAção preventiva ao câncer de próstata ocorre no Pirapitingui

Ação preventiva ao câncer de próstata ocorre no Pirapitingui

No próximo dia 23, das 8h às 12h, a Secretaria de Saúde de Itu, realiza na Subprefeitura Regional do Pirapitingui, ação preventiva ao câncer de próstata para homens com 45 anos ou mais que residem na região do Pirapitingui. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, o local é onde há menor registro de procura por exames preventivos pela população masculina na referida faixa etária.

A equipe de profissionais da Saúde, além de prestar orientações sobre a saúde do homem, promoverá durante a ação, nos casos necessários, agendamento de ultrassom e encaminhamento para o exame de Dosagem de PSA (exame de sangue que avalia a quantidade de antígeno prostático específico).

O coordenador do Ambulatório de Especialidades Médicas (AEM) e médico urologista, Fabiano Ralid, ressalta a importância do acompanhamento preventivo para a saúde do homem. “Estabelecendo-se um diagnóstico precoce do câncer de próstata podemos aumentar em muito as chances de cura de cada paciente. Ações preventivas e de orientação como esta, que o município está realizando, só tornam mais fácil nosso acesso aos pacientes”, comenta o urologista.

O câncer de próstata pode ser identificado com a combinação dos exames de Dosagem de PSA e Toque retal. Diante da evidência de alterações no exame de toque retal e/ou alterações do exame de PSA, pode ser indicada a biópsia da próstata que é realizada por meio de ultrassonografia, a fim de retirar amostras do tecido da próstata que serão encaminhadas para análise em laboratório.

O atual governo municipal tem investido muito na área da saúde e, devido à aquisição de equipamentos para diagnósticos de imagens e à estrutura do Hospital Municipal, os exames mencionados são realizados com brevidade em Itu. Em casos de confirmação do câncer, o paciente é encaminhado para o serviço de saúde pública em Sorocaba ou Jaú.

“A população masculina que reside na região do Pirapitingui é a que menos tem feito acompanhamento médico, segundo os registros da Secretaria de Saúde de Itu. Essa informação muito nos preocupa, pois a prevenção é fundamental”, destaca a secretária municipal de Saúde, Janaina Guerino de Camargo.