HomeCulturaAberta a exposição “Mulheres Negras no Serviço Público”

Aberta a exposição “Mulheres Negras no Serviço Público”

Imagem mostra painéis com fotos de mulheres negras, servidoras municipais que participam da exposição "Mulheres Negras no Serviço Público"

A exposição ficará disponível para visitação até o mês de outubro no saguão da Prefeitura

Na última terça-feira (25/07), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, a Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico em parceria com a Secretaria de Educação, realizou a abertura da Exposição Fotográfica “Mulheres Negras no Serviço Público”, uma homenagem à Cida Nascimento. As imagens e curadoria da mostra são do fotógrafo Juca Ferreira.

A mostra fotográfica, que ocorre no saguão do Paço Municipal e permanece disponível para visitação pública até o mês de outubro, conta com fotos das funcionárias em seus locais de trabalho, em forma de agradecimento a estas mulheres que deixam sua marca em suas respectivas áreas dentro do serviço público e que, acima de tudo, deixam um legado para a história de Itu. O objetivo é fomentar a identificação das mulheres, em especial das que se autodeclaram negras, como referência em outros patamares da sociedade.

O Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas), sendo sancionada no Brasil, sob lei nº 12.987/2014, como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.

O prefeito Guilherme Gazzola destacou a relevância de Cida para a cidade de Itu: “Temos que entender a importância que a Cida teve no contexto histórico. Ela praticou o combate ao racismo da melhor maneira possível, dentro da educação. Cida fez da educação infantil um processo pedagógico, e nós sabemos hoje a importância da primeira infância na formação de um cidadão, mas muito à frente de seu tempo, ela pensou nisso anos atrás”.

A secretária de Cultura e Patrimônio Histórico, Sabrina Souli, discursou sobre como homenagens iguais a essa são importantes: “Nós temos que falar de coisas boas, de que cada vez mais as mulheres negras estão ocupando espaços no mercado de trabalho, e devemos valorizar e homenagear cada uma delas. Nós temos esperança de que atos simbólicos como esse aconteçam cada vez mais, e que mudem o cenário da desigualdade racial”.

Rosália Maria Rodrigues de Campos, Coordenadora de Igualdade Racial e representante da União Negra Ituana (Unei), falou sobre como essa homenagem é significativa: “Hoje é um dia de grande importância, é o dia de celebrarmos a vitória de todas as mulheres negras. Aqui dentro da Prefeitura de Itu, eu sou grata pelo reconhecimento de todas essas funcionárias que estão sendo homenageadas”.

A exposição fica no saguão da Prefeitura de Itu, e está aberta para visita de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Cida NascimentoA homenageada Aparecida Nascimento estudou na escola Berreta, onde fez magistério e se formou professora. Começou a trabalhar no Colégio Terras de São José e depois prestou concurso na Prefeitura. Aprovada, começou a lecionar na rede municipal, onde atuou por mais de dez anos. Trabalhou até o seu último dia de vida, em 16 de agosto de 2007, na EMEI Maria do Carmo Pereira. Deixou saudades em sua família e amigos que tiveram o privilégio de trabalhar ao lado dela. Não escondia sua origem negra com muito orgulho. Esta mulher, que ousou sonhar e realizar, será eternizada por sua sabedoria, força e resistência.