19/07/2024
HomeSaúdeSecretária de Saúde se reúne com diretores do Hospital Amaral Carvalho em Jaú

Secretária de Saúde se reúne com diretores do Hospital Amaral Carvalho em Jaú

Imagem mostra a Secretária de Saúde Janaina Guerino e Margareth Venturinelli, junto a diretoria do Hospital Amaral Carvalho.

Na última quinta-feira (16/05), a secretária municipal de Saúde, Janaina Camargo, e a secretária ajunta da pasta, Margareth Venturinelli, estiveram em Jaú em visita às pousadas que recebem pacientes de Itu em tratamento oncológico na referida cidade e para reunião no Hospital Amaral Carvalho com a diretora de Desenvolvimento em Saúde, Cristina Aparecida Trigo Martins Moro, e com o oncologista e coordenador da Navegação e Projetos na Fundação Amaral Carvalho, Alexandre Tobias. Na mesma data, um grupo de 27 voluntários de Itu se uniu para doar sangue no Hemonúcleo Regional Jaú, que funciona no Hospital Amaral Carvalho.

“A nossa conversa em Jaú foi tão proveitosa que já estamos em tratativas para promovermos treinamento dos nossos funcionários pela equipe do Hospital Amaral Carvalho, além da possibilidade de um trabalho no ambulatório oncológico que estamos inaugurando que viabilizará ações conjuntas e supervisionadas pelos médicos do Amaral Carvalho, sempre que possível, seguindo o protocolo, a fim de evitar o deslocamento do paciente”, afirma Janaina Camargo.

A Secretaria de Saúde de Itu implantará, neste mês, o ambulatório oncológico, com atendimento médico nas dependências do Ambulatório de Especialidades Médicas (AEM). Realizado por médico oncologista, o atendimento no ambulatório tem como objetivo acolher pacientes com diagnósticos de câncer antes, durante e pós tratamento em uma unidade de referência oncológica, e prestar orientações sobre a doença.

Além do ambulatório oncológico que passará a funcionar a partir deste mês de maio, a Secretaria de Saúde de Itu oferece aos pacientes serviços de prevenção e diagnóstico de câncer nas Unidades Básicas de Saúde, no Centro de Referência da Mulher, no Ambulatório de Especialidades Médicas (AEM) e no Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI).

Durante a visita a Jaú, Janaina e Margareth conheceram toda a estrutura do Hospital Amaral Carvalho e das casas de apoio que a Fundação Amaral Carvalho mantém. O Hospital Amaral Carvalho é referência nacional no tratamento contra o câncer e é o maior transplantador de medula óssea do Brasil, com mais de 4 mil transplantes já realizados. A unidade também atende cerca de 76 mil pacientes por ano, somando as 41 especialidades médicas em atividade, além de contar com residência médica e um centro de pesquisa.

Pousadas
Por meio de um convênio, desde fevereiro de 2022, a Secretaria de Saúde de Itu oferece hospedagem em pousadas devidamente cadastradas para pacientes em tratamento no Hospital Amaral Carvalho. No início eram 65 pacientes, mas hoje 287 pacientes fazem uso das pousadas conveniadas.

Janaina Camargo e Margareth Venturinelli visitaram as pousadas e foram recepcionadas pela proprietária dos imóveis, Maria José da Rocha, que relatou como ocorre o acolhimento aos pacientes de Itu. Todas as pousadas estão localizadas muito próximas ao Hospital Amaral Carvalho.

Janaina agradeceu pelo excelente trabalho que Maria José tem realizado, tanto pela questão da estrutura física quanto pelo amor que oferece aos pacientes e respectivos acompanhantes.