Os números do Caged, referentes ao mês de março de 2024, apontam 436 novos empregos formais no município
Na semana do Dia do Trabalhador, Itu recebe mais uma confirmação de que são muitos os motivos para comemorar no que se refere à empregabilidade e geração de renda na cidade. De acordo com os últimos índices divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a cidade, além de mantendo o saldo positivo na geração de emprego, atingiu o maior pico dos últimos 40 meses, dispondo de 436 novos empregos com carteira assinada em março.
Em boa parte, este desempenho reflete as ações tomadas pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Emprego e Trabalho, para o encaminhamento de candidatos às vagas de trabalho disponíveis no mercado, assim como às ações de preparação de mão de obra, realizadas em projetos desenvolvidos para a capacitação profissional. A união entre a Secretaria do Emprego, o Centro de Capacitação Inclusiva (CCI), a Universidade Ituana do Trabalhador (Unit) e instituições parceiras proporciona qualificações em que os interessados são efetivamente absorvidos pelo mercado de trabalho mediante às necessidades dos empregadores.
Ainda como parte das políticas públicas do governo municipal, um planejamento de atração de investidores segue desde o primeiro mandato da gestão Guilherme Gazzola, com o programa Desenvolve Itu, no sentido de facilitar a vinda de novas empresas para o município. Uma moderna lei de incentivos fiscais, obras de infraestrutura, segurança hídrica e indicativos de qualidade de vida crescente em Itu, notados nas áreas da saúde, educação, segurança, saneamento, acessibilidade e cultura, estão trazendo a gradual reindustrialização do município.