Um total de 230 cirurgias de catarata será realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. As cirurgias, que ocorrem no Hospital Municipal de Itu desde setembro e se estendem até novembro, são custeadas exclusivamente por recursos próprios da Secretaria de Saúde da própria cidade.
“A realização das cirurgias de catarata em nosso município é garantida pela nossa estrutura hospitalar e por termos equipes capacitadas para tal procedimento. Os investimentos na área da saúde são pensados para dar cada vez mais qualidade de vida aos nossos pacientes. E eu peço que as pessoas procurem fazer sempre o acompanhamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, oportunidade em que os médicos podem fazer a prevenção e também o encaminhamento para especialistas, exames e cirurgias”, comenta a secretária da pasta, Janaina Guerino de Camargo.
A equipe que trabalha no referido mutirão é formada por um médico oftalmologista, dois instrumentadores, nove profissionais do Centro Cirúrgico (uma instrumentadora, duas enfermeiras, seis técnicos de enfermagem) e três recepcionistas. Cícero Pedro de Araújo, que foi submetido à cirurgia, elogiou o acolhimento que recebeu da equipe, a rapidez do agendamento e afirmou que o procedimento foi muito tranquilo.
É importante ressaltar que se a catarata não for tratada, pode levar à perda significativa da visão. O mutirão proporciona uma oportunidade eficiente para corrigir essa condição, melhorando a qualidade de vida dos pacientes, permitindo que retomem as atividades diárias de forma mais eficaz, promovendo a independência e a participação ativa na sociedade, contribuindo para a inclusão social, permitindo que os indivíduos participem plenamente de atividades sociais, familiares e profissionais.