03/05/2024
HomeNotíciasPrograma Prospera Família forma 32 mulheres

Programa Prospera Família forma 32 mulheres

Imagem mostra o prefeito Guilherme Gazzola no palco do auditório do Paço Municipal, com sua equipe e com mulheres participantes do Programa Prospera Família.

Durante um período de nove meses, o programa Prospera Família ofereceu diversos treinamentos e capacitações em diversas áreas para 32 mulheres

A Prefeitura de Itu, através da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social, realizou nesta terça-feira (24/10), no auditório do Paço Municipal, a formatura e entrega de certificados para 20, de um total de 32, mulheres que participaram do programaProspera Família.

Para o prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, a conclusão deste curso é uma grande realização, visto que ao mesmo tempo que contribui significativamente para a redução da pobreza e melhoria das condições de vida das famílias, a iniciativa auxilia que essas mulheres se tornem economicamente independentes. “O programa ofereceu treinamentos e capacitações em diversas áreas, como empreendedorismo, educação financeira e habilidades profissionais, o que é extremamente valioso para o desenvolvimento pessoal e profissional dessas mulheres.”, finalizou.

O Programa Estadual tem como objetivo promover a mobilidade social e romper com o ciclo intergeracional da constante pobreza por meio dos estímulos à geração de renda, inclusão produtiva e proteção integral das famílias em situação de vulnerabilidade. Iniciado em janeiro deste ano, o curso foi dividido em três etapas: Palestras e ações sobre o desenvolvimento humano, capacitação para o mercado de trabalho, com a oferta de cursos de confeitaria, recepção e atendimento, aplicados pelo Centro Paula Souza no CCI/UNIT. Além de monitorias sobre Empreendedorismo.

A secretária da pasta, Alzira Guimarães de Paula, destacou que este foi o primeiro ano que Itu foi contemplado com o programa Prospera Família e durante a formação, as beneficiárias receberam um apoio ao consumo no valor de R$ 130 mensais. Atualmente, as 32 mulheres formadas estão sendo contempladas com o aporte de R$ 2 mil para empreenderem, valor este custeado pelo Governo Estadual. “Este programa veio complementar todos os serviços que já estão sendo realizados no município, uma vez que puderam participar do programa, famílias monoparentais inscritas no Cadastro Único, com renda familiar de até R$ 210 e com ao menos uma criança na primeira infância”, concluiu Alzira.

Também estiveram presentes à cerimônia, a diretora da Proteção Social Básica, Isis Paloma, o gestor dos Cras e coordenador do programa Prospera Família, Alex Bossolan, o coordenador do CCI/UNIT, Adriano de Souza Lopes e a tutora do programa, Tayná Rodrigues Lopes.

Saiba mais sobre o Cadastro Único, acesse o link https://itu.sp.gov.br/promocao-social/cadastro-unico/