28/04/2024
HomeEducaçãoSecretários de Educação de cidades do interior conhecem a Rede Saber

Secretários de Educação de cidades do interior conhecem a Rede Saber

Imagem mostra o prefeito Guilherme Gazzola junto a equipe da unidade iV da Rede Saber junto aos secretários de educação vindo de outras cidades.

O projeto pedagógico e a infraestrutura das unidades da Rede Saber têm despertado a atenção e interesse de muitos profissionais da área da Educação de cidades circunvizinhas a Itu. E como parte desse interesse, os secretários municipais de Educação Vilma Moraes Arruda Soares (Boituva), José Lucas Moraes (Capivari), Antônio Carlos Assunção Martins (Cerquilho) e Elisângela Cecílio (Tatuí) e respectivas equipes foram recepcionados pelo prefeito Guilherme Gazzola e pelo secretário de Educação de Itu, Plínio Bernardi Junior, nesta terça-feira (22/08).

A visita dos secretários de educação, que teve como principal objetivo conhecer presencialmente o trabalho que vem sendo realizado em Itu e detalhes do funcionamento da Rede Saber, foi acompanhada pelas diretoras municipais da referida Secretaria, Lívia Maria de Sousa (Departamento de Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos – EJA) e Anna Cristina Ambrozio Tatangelo (Departamento Técnico Pedagógico), pela diretora e vice-diretora da Rede Saber IV, respectivamente, Karina Rodrigues e Telma Gimenez, pela diretora Caroline Cevevow e coordenadoras Jussara Silva e Edilaine Felizardo da Rede Saber III, e também pelos representantes da empresa Faz Educação, responsáveis pelo projeto de tecnologia do Espaço Criar, Paulo Assunção e Tom Ferreira.

Na oportunidade, os gestores puderam percorrer as unidades, ter contato com o espaço físico, material didático, ambientação pedagógica, corpo docente, demais funcionários e com os agentes principais do projeto que são as crianças. As unidades, com espaços que mesclam, por exemplo, o Jogo da Velha e de Xadrez com tablets e microcomputadores, numa saudável interação entre o lúdico e a tecnologia, encantaram a comitiva.

Implantada pela gestão do prefeito Guilherme Gazzola, a Rede Saber conta, atualmente, com cinco unidades que respondem pelo atendimento a 2.468 crianças. As unidades da Rede Saber estão localizadas nos bairros Vila Santa Terezinha, Centro, Jardim Alberto Gomes, Vila Martins e Cidade Nova.

Para o próximo ano estão previstas as implantações de mais quatro unidades da Rede Saber; três delas por meio de adaptação da estrutura física existente (Emef “Olga Benário Prestes”, na Vila Progresso, Emef “Prof. Lourenço Carmignani”, no Jardim das Rosas e Emefei “Deputado Antonio de Paula Leite Netto”, no Parque Industrial), e uma mediante construção de novo prédio (Emefei “Segundo Lorenzetti”, no Bairro Três Vendas).

Essas novas unidades beneficiarão mais 1.330 alunos, sendo 400 na Emef “Olga Benário Prestes”, 350 na Emef “Prof. Lourenço Carmignani”, 350 na Emefei “Deputado Antonio de Paula Leite Netto” e 230 na Emefei “Segundo Lorenzetti”.

Hoje, a Secretaria Municipal de Educação também atende, em creches que funcionam em tempo integral, 3.297 alunos.

A  transformação na área da Educação em nossa cidade é notória, recentemente foi realizado em Itu o I Fórum de Educação das Escolas Municipais de Tempo Integral, saiba mais através do link: https://itu.sp.gov.br/escola-municipal-de-tempo-integral-e-tema-de-forum/