Widget Image
Secretarias
17/04/2024
HomeEducaçãoEscola Municipal de Tempo Integral é tema de Fórum

Escola Municipal de Tempo Integral é tema de Fórum

Imagem mostra alunos se apresentando em palco do auditório do paço municipal no evento I Fórum de Educação das Escolas Municipais de Tempo Integral.

As cinco unidades da Escola Municipal de Tempo Integral Rede Saber atendem, atualmente, 2.468 crianças

O I Fórum de Educação das Escolas Municipais de Tempo Integral, realizado na manhã desta quarta-feira (16/08), no auditório da Prefeitura, reuniu autoridades municipais, entre elas o prefeito Guilherme Gazzola, que afirmou que a transformação na área da Educação, que vem ocorrendo desde o início do seu primeiro mandato, está entre as políticas públicas implementadas que mais lhe dão orgulho. O evento foi promovido pela Prefeitura de Itu, por meio das Escolas Municipais de Tempo Integral Rede Saber I, II, III, IV e VI, com apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Guilherme Gazzola ressaltou que essa transformação se deve a um conjunto de ações, entre elas, investimentos em recursos humanos, infraestrutura e melhoria salarial. Ele mencionou o Plano Municipal pela Primeira Infância e o Programa Cuidar Itu (aprovado por unanimidade esta semana pelo Legislativo ituano), que são projetos intersetoriais que contemplam a população local. E enfatizou que debates como aquele enriquecem os profissionais envolvidos.

Os secretários municipais Plínio Bernardi Junior (Educação) e Sílvia Sório (adjunta de Educação), e as diretoras da Secretaria de Educação de Itu, Lívia Maria de Sousa (Departamento de Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos – EJA) e Anna Cristina Ambrozio Tatangelo (Departamento Técnico Pedagógico) também prestigiaram o evento.

A pedagoga, especialista em Gestão Escolar e Direito Educacional, Master Professional Coaching, terapeuta comportamental e psicopedagoga, que também exerce a função de diretora municipal na pasta de Educação, Lívia Maria de Sousa, ministrou palestra sobre o tema “Um olhar reflexivo para as escolas de tempo integral”. Lívia atua há mais de 23 anos na área de Educação, é uma das autoras do livro Educação, Ensino e Docência, formadora de professores e gestores escolares e presta consultoria para municípios na área de educação pública.

Segundo Lívia, o maior objetivo da escola de tempo integral é garantir o desenvolvimento dos alunos em todos os seus aspectos, físico, intelectual, afetivo e social. “A escola de tempo integral proporciona um avanço educacional elevando os resultados de aprendizagem para uma educação pública de qualidade social”, destacou.

Durante o Fórum, as equipes gestoras de todas as unidades da Escola Municipal de Tempo Integral – Rede Saber compartilharam práticas, desafios e particulares, numa importante troca de experiências entre os presentes.

O evento contou ainda com a participação dos alunos das unidades da Rede Saber, que encantaram autoridades e educadores com apresentações de música em Inglês (Rede Saber VI), do Projeto Bilíngue (Rede Saber IV) e musical (Rede Saber III). Houve ainda apresentações de Coral (Rede Saber I) e em Libras (Rede Saber II) com acompanhamento de membros da Orquestra Ituana de Viola Caipira, sob regência da professora Célia Trettel, como parte, respectivamente, dos Projetos de Música e Viola Caipira e de Libras.

Rede SaberAtualmente, a Prefeitura de Itu conta com cinco unidades de Escolas Municipais de Tempo Integral: Rede Saber I (Vila Santa Terezinha), Rede Saber II (Centro), Rede Saber III (Jardim Alberto Gomes), Rede Saber IV (Vila Martins) e Rede Saber VI (Bairro Cidade Nova), saiba mais https://itu.sp.gov.br/educacao/depto-fundamental-e-eja/. Nas cinco unidades são atendidas 2.468 crianças.

Para o próximo ano estão previstas as implantações de mais quatro unidades da Rede Saber; três delas por meio de adaptação da estrutura física existente (Emef “Olga Benário Prestes”, na Vila Progresso, Emef “Prof. Lourenço Carmignani”, no Jardim das Rosas e Emefei “Deputado Antonio de Paula Leite Netto”, no Parque Industrial), e uma mediante construção de novo prédio (Emefei “Segundo Lorenzetti”, no Bairro Três Vendas).

Essas novas unidades beneficiarão mais 1.330 alunos, sendo 400 na Emef “Olga Benário Prestes”, 350 na Emef “Prof. Lourenço Carmignani”, 350 na Emefei “Deputado Antonio de Paula Leite Netto” e 230 na Emefei “Segundo Lorenzetti”.

Hoje, a Secretaria Municipal de Educação também atende, em creches que funcionam em tempo integral, 3.297 alunos.