16/04/2024
HomeNotíciasSecretaria de Saúde investe em melhorias no Centro de Referência da Mulher

Secretaria de Saúde investe em melhorias no Centro de Referência da Mulher

Imagem mostra o prefeito Guilherme Gazzola ao lado da Secretária de Saúde Janaina Guerino, conferindo a nova máquina, referente aos investimentos em melhorias no CRM.

Equipamentos novos como mamógrafo digital e ultrassom, realização de biópsias de mama e ampliação da equipe multidisciplinar inclusive com psicóloga e fisioterapeuta pélvica (cujo atendimento a pacientes que apresentam quadro de incontinência urinária pode, muitas vezes, evitar a cirurgia) são alguns dos investimentos em melhorias feitos pela atual administração municipal no Centro de Referência da Mulher (CRM) que completa 11 anos neste mês.

“O CRM não é apenas um equipamento destinado à saúde da mulher, mas sim um espaço de acolhimento, de interação com uma equipe humanizada, de promoção de saúde e de tratamento multidisciplinar especializado para o sexo feminino. Cada vez mais se faz necessária a atenção exclusiva para a mulher, que tem demandas específicas como, por exemplo, acompanhamento durante uma gestação de risco e atendimento psicológico. E eu agradeço ao vereador Mané da Saúde pela idealização desse espaço”, declara a secretária municipal de Saúde, Janaina Camargo.

A prevenção também é uma frente de trabalho do CRM e Janaina comenta que no período de janeiro a novembro deste ano foram realizadas 143 biópsias de mama no local, o que auxilia no diagnóstico precoce de câncer de mama. Além disso, mensalmente são realizadas em média 500 mamografias, 108 ultrassom de mama, 203 ultrassom obstétrico e 315 ultrassom transvaginal.

Hoje, a equipe multidisciplinar está composta por médicos ginecologista, mastologista e pediatra, enfermeira, técnica de enfermagem, fisioterapeuta pélvica, psicóloga e pessoal do administrativo. Os pacientes também têm acesso, de acordo com indicação médica, a exames de diagnóstico no CRM, evitando deslocamento, como mamografia, ultrassom de mama, obstétrico, transvaginal e pélvico, colposcopia, tococardiografia, além de avaliação cirúrgica ginecológica e realização de biópsia de mama, colo uterino e vulva.

Para ser atendida pelo CRM, que está localizado na Rua Santana, nº319, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, é preciso encaminhamento de médico que atenda em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Confira aqui todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Itu.