14/03/2024
HomeCulturaWagner Tiso é um dos destaques do último final de semana do Festival de Artes de Itu

O músico se apresenta junto com o Quartetto Sentinella na Praça do Carmo. Outras 20 atrações encerrarão o Festival ituano

O último final de semana do 26º Festival de Artes de Itu conta com mais de 20 atrações como shows musicais, teatro, fotografia, gastronomia, dança, artes visuais tudo de graça e em diversos pontos da cidade. Um dos destaques é a presença de Wagner Tiso, que se apresenta na Praça do Carmo sexta-feira (19/07), às 20h, com Quartetto Sentinela.

A banda interpreta um repertório composto pela música produzida em Minas Gerais desde os tempos do Clube da Esquina, além de abrir espaço para produção autoral de seus integrantes em parceria com Wagner Tiso, também compositor, instrumentista e arranjador, atuando tanto na música popular como na erudita, tendo trabalhos que passam pela música internacional, latino-americana, regional, bossa nova, rock e jazz presentes na indústria fonográfica, televisão, festivais, teatro, cinema e dança.

No sábado (20/07), a partir das 20h30, é a vez do Grupo Círculos trazer o show “Faceiro”, que destaca o quão significativos são a biografia e obra de Ary Barroso perante várias gerações, revelando por meio da musicalidade, o resgate de grandes conteúdos produzidos por nossa gente. De forma leve e profunda, comunica-se com o público demonstrando uma sonoridade brasileira e autêntica nas releituras apresentadas.

No domingo (21/07), último dia do Festival de Artes, serão quatro apresentação musicais na Praça. Às 14h, Família Bonagente constrói em suas apresentações, uma ponte entre a sonoridade da música popular americana do começo do século XX e referências culturais e musicais modernas, por meio de improvisos e releituras de algumas jóias da origem do Jazz e do Blues.

Às 17h, a tradicional Corporação Musical Nossa Senhora do Carmo, mais conhecida como Banda do Carmo, apresenta um repertório de clássicos, regida pelo maestro Davi Marangoni.

Já às 19h, ocorre a Saudação do Repentista: A História de Itu no verso trovado com Nenê do Cururu, Débora Nunes, Denis Vieira e Francisco Erivelton, Esta apresentação será uma homenagem a cidade de Itu, contando histórias da cidade no verso trovado. O grupo também apresenta uma homenagem a Inezita Barroso e um repertório de moda de viola, feita pela atriz e cantora Débora Nunes, violeiro Denis Vieira e o sanfoneiro Francisco Erivelton.

Encerrando o Festival de Artes de Itu, às 19h, tem dança e música com SAIAS: dançando, cantando e expressando a força do feminino nas manifestações afro-brasileiras, pelo Grupo Girasaia. A apresentação trabalha com as danças populares brasileiras sob a ótica do feminino nas manifestações afro-brasileiras, suas danças, cantos e toques, passando pelo Maracatu, Jongo, Ciranda, Samba de Roda, Coco de Alagoas e outras. A mistura de linguagens, como poemas declamados, percussão e cantos, dão um sentido específico para cada cena-dança.

A programação do final de semana não se resume aos eventos da Praça do Carmo, muitos outros estão programados em outros espaços da cidade. Confira, escolha os seus preferidos e programe-se:

19 de julho (sexta-feira)
Rua Paula Souza, 492, Centro

19h às 21h – Fotografia – Vamos Prosear? Memória do Futuro – Roda de conversa com Iatã Cannabrava, Ronaldo Entler, Ângelo Manjabosco e Millard Schisler (Interfoto)
Local: FAMA (Fundação de Artes Marcos Amaro)
Rua Padre Bartolomeu Taddei, 09, Centro
Classificação Indicativa: 12 anos

20h – Música – Giovani Boss & Free Bird Band (Itu/SP)
Local: Plaza Shopping
Av. Dr. Ermelindo Maffei, 1199, Jardim Paraíso
Classificação Indicativa: Livre

20h – Música – Quartetto Sentinela e Wagner Tiso (Minas Gerais)