21/03/2024
HomeSaúdeVacinação de crianças com deficiência ou comorbidade ocorre também neste sábado

Vacinação de crianças com deficiência ou comorbidade ocorre também neste sábado

Neste sábado (22/01), das 8h às 14h, a Secretaria Municipal de Saúde promove mais um dia de vacinação contra a Covid para crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou comorbidade pelo Ministério de Saúde. A vacinação ocorre no Drive Thru na Praça Washington Luiz (em frente ao Estádio Municipal Dr Novelli Júnior), Vila Nova, e na Unidade Básica de Saúde 02, localizada no Jardim União.
Existe ainda a possibilidade de, na mesma data, crianças de 5 a 11 anos sem comorbidade ou deficiência permanente, devidamente inscritas pelos responsáveis na “xepa da vacina” em Itu, serem vacinadas. Havendo essa possibilidade, os responsáveis serão avisados por ligação telefônica. O cadastro exclusivo para esse público pode ser feito pelo link: https://itu.sp.gov.br/xepa-vacina-criancas-5-a-11-anos/
Para a vacinação de crianças com comorbidade ou com deficiência permanente será necessário apresentar: exames, receitas, relatório médico, prescrição médica. Vale destacar que cadastros já existentes nas UBS poderão ser utilizados.

Confira a lista de comorbidades consideradas pelo Ministério da Saúde:
– insuficiência cardíaca
– cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
– cardiopatia hipertensiva
– síndrome coronarianas
– valvopatias
– miocardiopatias e pericardiopatias
– doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas
– arritmias cardíacas
– cardiopatias congênitas
– próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
– talassemia
– síndrome de Down
– diabetes mellitus
– pneumopatias crônicas graves
– hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3
– hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo
– doença cerebrovascular
– doença renal crônica
– imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos)
– anemia falciforme
– obesidade mórbida
– cirrose hepática
– HIV

Demais públicos
A vacinação contra a Covid para as pessoas com 12 anos ou mais, prevista para 22 de janeiro, está mantida conforme divulgado anteriormente. Nesse caso, os pontos de vacinação, nessa data, das 8h às 14h, são o Centro de Imunização do Rancho Grande (UBS 05) e a UBS 02, no Jardim União.