14/03/2024
HomeGestões AnterioresTuíze prestigia entrega do Prêmio Padre Antonio Pacheco ao médico Célio Pires

Tuíze prestigia entrega do Prêmio Padre Antonio Pacheco ao médico Célio Pires

Na noite desta sexta-feira (28/06), no auditório do Sindicato do Comércio de Itu (Sincomércio), o prefeito Antonio Tuíze e o vice-prefeito Neto Beluci prestigiaram a entrega do Prêmio Padre Antonio Pacheco da Silva, que nesta edição de 2013 foi dedicado ao médico portofelicense Dr. Célio Pires em reconhecimento ao conjunto do trabalho realizado ao longo de uma vida toda dedicada em ajudar o próximo.

O presidente do Legislativo ituano, Josimar Ribeiro, a deputada estadual Rita Passos e o ex-prefeito Herculano Passos se somaram às demais autoridades ituanas e portofelicences que, juntamente com centenas de presentes, lotaram o auditório do Sincomércio.

Durante o uso da palavra, além de falar sobre a dedicação do profissional da saúde homenageado com o prêmio, o prefeito Antonio Tuíze ficou bastante comovido ao se lembrar que quando tinha apenas onze anos de vida, foi operado pelo Dr. Célio Pires, numa cirurgia bastante delicada para a época.

O homenageado

Natural de Porto Feliz, Célio Pires nasceu em 29 de março de 1930. Ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, na Universidade do Brasil em 1954. Aprovado na Residência Médica, no Hospital do Servidor Público do Estado do Rio de Janeiro, especializou-se em Cirurgia Geral.

Trabalhou na Cruz Vermelha Brasileira, por indicação do médico ituano Dr. Novelli Júnior e retornou para Itu em 1966 onde foi muito bem recebido pelo Dr. Felipe Nagib Chebel.

Tornou-se Perito Regional do INSS e recebeu diversas homenagens: Título de Cidadão Emérito de Porto Feliz e Título de Cidadão Ituano.

Entre suas benfeitorias, Dr. Célio Pires atende os idosos do Asilo Nossa Senhora da Candelária e do Centro Dia de Conviência dos Idosos e as Religiosas Redentoristas.

Registrando um record de quatro mil partos realizados ao longo de sua vida.

O prêmio

O prêmio que leva o nome de um ilustre cidadão ituano, o Padre Antonio Pacheco da Silva (1752 – 1825), responsável pelo primeiro Hospital de Itu (Hospital dos Lázaros) e pelo primeiro serviço de abastecimento de água da cidade, foi criado por ocasião do Jubileu de Ouro (50 anos) da Associação Amigos da Cidade de Itu (Saci) e seu objetivo é homenagear profissionais da saúde pelos bons trabalhos desenvolvidos em Itu.

Texto e foto: Daniel Assis de Alcântara