Para encerrar os 37 dias de atrações do 21º Festival de Artes de Itu a Traditional Jazz Band faz uma apresentação gratuita neste sábado (12/07), às 20h, no auditório do Quartel.
A Traditional Jazz Band surgiu em 1964 quando um grupo de jovens universitários paulistanos se uniu com a proposta não de copiar o jazz primitivo, mas sim recriá-lo num espírito evolutivo. Nascia a Traditional Jazz Band (TJB) que há mais de quatro décadas mantém viva as raízes do gênero no Brasil.
A banda é formada por Austin Roberts (trumpet), Marcos Mônaco (clarinete, sax-alto, sax-tenor, sax-soprano e flauta), William “Willie” Anderson (Trombone), Luchin Montoya (piano), Eduardo “Dudu” Bugni (banjo e violão), Carlos Chaim (contrabaixo) Alcides Lima, o Cidão (bateria e washboard) que também é o apresentador da banda.
Alguns dos atuais músicos como Dudu, Austin e Cidão fizeram parte da primeira formação, os outros músicos entraram depois na banda. O grupo já realizou centenas de shows no Brasil e no exterior incluindo participações de destaque em vários Festivais de Jazz nos Estados Unidos, nas cidades de New Orleans, Washington, Boston, Nova Iorque, notadamente por três vezes no Heritage Jazz Festival, o maior festival de jazz tradicional do mundo que ocorre anualmente em Sacramento, na California.
Seguidora dos grandes mestres do gênero, a banda adicionou no programa apresentado durante a turnê nos EUA o espírito “verde e amarelo” ao estilo, criando a primeira versão mundial de jazz temperado com samba para “In the Mood”, um dos maiores sucessos de Glen Miller.
O humor é outra característica está presente durante os shows. O clima é descontraído e informal, misturando música, informação, e muitas vezes os músicos da banda dão a impressão de estarem se divertindo mais que a própria plateia. O resultado é que o público se diverte e aprende a conhecer um pouco mais sobre essa música que nasceu tão longe do Brasil, mas que cada vez ganha mais adeptos.
O Festival de Artes de Itu é realizado pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura com o apoio das Secretarias Municipais de Educação, Meio Ambiente, Serviços Urbanos e Rurais e da Regional do Pirapitingui, com dezenas de atrações que divertiram adultos e crianças, ituanos e turistas em seus mais de 30 dias de apresentações e oficinas.
Texto e foto: Divulgação