HomeCulturaTerceira maior mostra individual de Julio Guerra ocorre em Itu

Terceira maior mostra individual de Julio Guerra ocorre em Itu

Será aberta na terça-feira (08/05), às 13h30, no saguão da Prefeitura de Itu, a exposição “Itu (Re)Encontro com Júlio Guerra”, em comemoração a passagem do Dia do Artista Plástico, celebrado no Brasil em 08 de maio, data de nascimento do pintor ituano José Ferraz de Almeida Junior.

A mostra será a terceira maior individual deste artista, além de pontuar um reencontro simbólico de Júlio Guerra com Itu. A exposição terá curadoria do museólogo Doutor Emerson Ribeiro Castilho, abordando a trajetória poética criativa deste artista, traçando um panorama de sua produção apresentado 12 esculturas, dez pinturas de óleo sobre tela, um desenho e uma reprodução de gravura.

A ligação de Júlio Guerra com Itu se dá por meio da escultura do pintor ituano Almeida Junior que está na praça de mesmo nome, localizada na Vila Nova.  Durante os anos de 1950, Guerra ganhou um concurso de maquetes promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, em homenagem ao pintor ituano e patrono das Artes Plásticas do Brasil, elaborando um monumento que foi instalado na Praça da Independência (Carmo) possivelmente um dos endereços do ateliê do artista ituano.

Esta obra foi realizada entre os anos de 1950 e 1956, quando neste último ano o prefeito da época retirou o monumento do local. Desde então todo conjunto foi dado como desaparecido. Nos anos de 1970 o remanescente da escultura foi implantado na Praça José Ferraz de Almeida Júnior, na Vila Nova, porém não havia conhecimento sobre a autoria da obra que não é assinada nem datada.

Em 2017, por meio da plataforma do Mapa Cultural de Itu, pesquisadores da vida de Julio Guerra encontraram informações sobre a obra e contataram a Secretaria Municipal de Cultura informando a história da estátua de Almeida Junior. Os estudiosos, assim como o autor da obra, acreditavam que tudo havia se perdido.

Este grupo foi recebido pelo prefeito e, posteriormente instalaram uma placa junto à estátua. Como desdobramento desta ação, houve a proposta de emprestarem um conjunto de obras para serem exibidas em Itu.

Papirus
O monumento intitulado “Papirus”, localizado na Praça da Independência, era composto por um arco pleno do triunfo erguido em alvenaria e recoberto de granito rosa, sobre um platô oval, totalizando seis metros de altura. Atravessando o vão do arco havia uma fita, como um papiro desenrolado, tendo de um lado duas placas em alto relevo contendo reproduções das telas de Almeida Jr (Caipira Picando Fumo” e “Amolação Interrompida”), além de uma esfinge simbolizando a história. Na lateral esquerda do arco a estátua de corpo inteiro retratando Almeida Junior segurando nas mãos uma palheta e pincel, além de placas e diversas inscrições referentes a trajetória do homenageado.

A exposição segue até o dia 08 de junho e pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta, das 8h às 16h30. A Prefeitura de Itu fica na Avenida Itu 400 Anos, 111, Itu Novo Centro.

A exposição pode ser visitada gratuitamente, de segunda a sexta, das 8h às 16h30

Estarão expostas, no saguão da Prefeitura de Itu, 12 esculturas, dez pinturas de óleo sobre tela, um desenho e uma reprodução de gravura