HomeSaúdeSIM de Itu recebe autorização para indicar estabelecimentos ao SISBI

SIM de Itu recebe autorização para indicar estabelecimentos ao SISBI

Nos últimos dias 30 e 31 de maio, os auditores do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Ordem Animal (SISBI), Fernanda Mallet Soares de Souza e Fábio Sandon de Oliveira, estiveram em Itu para verificar o andamento dos trabalhos desenvolvidos pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), criado na cidade em 2014 e que, no ano seguinte, teve oficializada sua adesão ao SISBI. Durante a fiscalização, os auditores divulgaram que o SIM de Itu conta, a partir de agora, com autonomia para indicar o estabelecimento a aderir o SISBI sem que ocorra prévia inspeção federal.

“Essa é uma grande conquista do serviço que foi implantado graças à sensibilidade e comprometimento do prefeito Antonio Tuíze. Com essa permissão, os futuros estabelecimentos a aderirem ao SISBI serão indicados pelo SIM de Itu e, posteriormente, serão inspecionados anualmente pelos fiscais federais”, explica o coordenador do SIM de Itu, André Teixeira Oliveira Ariza.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, devem passar por inspeção sanitária todos os produtores de alimentos de origem animal como leite (e seus derivados), carnes, ovos, peixe e mel, que queiram comercializar seus produtos.

A avaliação leva em conta toda a cadeia produtiva, desde a origem da matéria-prima até a elaboração do produto final, enfatizando princípios de higiene e sanitização dos estabelecimentos e seus equipamentos. Além de estimular os produtores locais a saírem da clandestinidade, o SIM fortalece a agricultura familiar, garante a segurança alimentar ao consumidor final e responsabilidade ambiental.

Texto e foto: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu

(03/06/16)