Widget Image
Secretarias
HomeSaúdeServidores municipais de Itu devem apresentar comprovante de vacina em seus postos de trabalho

Servidores municipais de Itu devem apresentar comprovante de vacina em seus postos de trabalho

Os servidores que descumprirem o disposto no Decreto se sujeitarão às penalidades administrativo-disciplinares

Decreto que dispõe sobre a obrigatoriedade da apresentação de comprovante de vacinação relativa à Covid-19 por todos os servidores públicos para fins de ingresso nas repartições e órgãos que compõem a estrutura administrativa de forma direta e indireta foi assinado nesta segunda-feira (04/10) pelo prefeito de Itu, Guilherme Gazzola. “Esta é mais uma medida de saúde pública que tomamos, pelo bem dos nossos servidores, dos seus familiares e da população, que é assistida por esses trabalhadores nas mais diversas áreas. A vacinação contra a Covid-19 é um procedimento científico de notória comprovação e aqueles que se recusam, sem razões médicas, assumem uma postura negacionista e se tornam um risco para toda a sociedade”, destaca o prefeito Guilherme Gazzola. O Decreto nº 3.749 foi publicado na Edição 902A da Imprensa Oficial do município e já está em vigor.

De acordo com o Art. 2º do texto, os servidores que descumprirem o disposto no Decreto se sujeitarão às penalidades administrativo-disciplinares previstas no Estatuto dos Servidores Municipais da Estância Turística de Itu e demais normas vigentes. O Decreto será encaminhado também ao Ministério Público e ao Poder Judiciário para que se cumpra por aqueles servidores municipais lotados em demais órgãos públicos.  A exigência só não valerá para os que, amparados pelo Parágrafo único do texto e por motivo comprovado de saúde, não possam ser imunizados.

Base
Para a criação do decreto, a prefeitura tomou como base a Lei Federal nº 13.979, que dispões das medidas de prevenção contra o coronavírus, e as decisões proferidas pelo Supremo Tribunal Federal, onde ficou estabelecido que estados e municípios têm autonomia para estabelecer regras para a imunização.

Imunização em Itu
O prefeito Guilherme Gazzola ainda reforça a imunização como medida essencial no processo de enfrentamento da pandemia. “É necessário termos um percentual elevado da população com o esquema completo de vacinação e a colaboração do servidor público, que divide o ambiente de trabalho com outras pessoas, que atua no atendimento direto à população, precisa ser destacada”, observou. De acordo com o Boletim nº 389 – de 4 de outubro de 2021 – 142.841 receberam a primeira dose, 102.610 receberam a segunda dose, 2.015 receberam a terceira dose e 5.159 receberam dose única da vacina em Itu.