HomeCulturaSemana Elias Lobo segue até esta sexta-feira

Semana Elias Lobo segue até esta sexta-feira

Durante esta semana a Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Museu da Música – Itu, está realizando a Semana Elias Lobo com diversas atividades lembrando a passagem do aniversário natalício e vida do compositor ituano. Na manhã de quarta-feira (09/08) foi realizada a abertura da exposição “A noite de São João, a primeira ópera brasileira”, com a presença de autoridades. Na ocasião o prefeito Guilherme Gazzola destacou a importância de Elias Lobo para o cenário nacional.
Ainda na quarta-feira, às 19h30, na Casa da Praça, foi realizado o Encontro Cultural – O nacionalismo na cultura brasileira e a obra de Elias Lobo, com os professores Luís Roberto de Francisco e Marco Ribeiro, e interpretações de canções, romances e lundus pelo tenor Paulo Zeppini.
Ambos os eventos contaram com a presença de familiares de Elias Lobo, inclusive uma tataraneta do compositor ituano.
Encerrando as comemorações o pianista Ricardo Diniz e o flautista Pedro Navarro apresentam gratuitamente a “Música Europeia no tempo do Maestro Elias Lobo”, às 11h, na sexta-feira (11/08), também na Casa da Praça, localizada na Praça Padre Miguel (Matriz), 56, Centro.

Elias Lobo
Nascido em Itu, Elias Lobo é o compositor da primeira ópera brasileira de caráter nacional intitulada “A noite de São João”, sobre texto de José de Alencar, apresentada na Corte de Dom Pedro II sob a regência de Carlos Gomes.
Órfão ainda criança começou seus estudos graças ao suporte do Padre Diogo Antônio Feijó. No tempo em que viveu no Rio de Janeiro, lecionava aulas de piano tendo como a mais famosa de suas alunas, Chiquinha Gonzaga.