28/04/2024
HomeCISSecretário estadual de Desenvolvimento Econômico se reúne com empresários e lideranças em Itu

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, esteve em Itu na última quinta-feira (23/11), para um encontro com empresários e lideranças com o objetivo de debater as vocações da cidade, seu impacto na região e a adoção de medidas de desenvolvimento em curto, médio e longo prazos. O encontro realizado na Prefeitura de Itu foi prestigiado pelo prefeito Guilherme Gazzola, vereadores e secretários municipais.

Guilherme Gazzola citou que recentemente esteve com uma comitiva ituana no Gabinete do secretário Jorge Lima, quando os representantes da Prefeitura foram surpreendidos favoravelmente em relação à forma como ele trata a questão pública e o desenvolvimento industrial do Estado de São Paulo. Jorge Lima avaliou como positivos o Produto Interno Bruto (PIB) e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Itu que são, respectivamente, de 9.2 e 0.77. Enfatizou que avaliar a vocação do município é essencial para poder potencializar o desenvolvimento e economia locais.

O secretário ressaltou que Itu possui vocação para turismo e afirmou que esse segmento deve ser tratado como negócio e não apenas como lazer e também para o setor imobiliário (que comporta investimentos em comércio e serviços). Ele manifestou o desejo de voltar a se reunir com o prefeito Guilherme Gazzola para analisar a agricultura na cidade e de seu entorno. Outro ponto abordado por Jorge Lima é o movimento pelas pequenas e médias empresas que possam atender à demanda de grandes indústrias que, atualmente, compram fora de um raio de 50 quilômetros. E argumentou que outro estudo importante é o que revele o que falta para as empresas num raio de 100 quilômetros, a fim de nortear a estratégia de desenvolvimento.

Ao longo do encontro afirmou que têm visitado diversas partes do Estado e que não acredita em política pública sem prévio conhecimento das cidades. Ele também contou sobre sua experiência no setor privado antes da vida pública, compartilhou a preocupação e estratégias para a reindustrialização do estado de São Paulo e fez considerações sobre a economia do Estado e do Brasil, sugerindo caminhos para o seu incremento.