24/03/2024
HomeSaúdeSecretaria Municipal de Saúde promove ações para incentivar o aleitamento materno

A equipe do Nana Nenê tem visitado as Unidades Básicas de Saúde para divulgar a importância do aleitamento materno e acompanhado as gestantes à maternidade da Santa Casa para que conheçam a unidade hospitalar. Essas ações educativas tiveram início no último dia 1º em razão da Semana Mundial do Aleitamento Materno e seguem como parte do Agosto Dourado.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno deste ano teve como tema “Educação e Apoio”, com foco no fortalecimento da capacidade das pessoas envolvidas na prática que têm de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno em diferentes níveis da sociedade.

A campanha é organizada pela Aliança Mundial para a Ação da Amamentação (WABA, em inglês), Organização Mundial da Saúde (OMS) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e visa promover a amamentação exclusiva para os primeiros seis meses de vida e continuada até pelo menos os dois anos de idade.

Sabe-se que a amamentação, nessa etapa da vida, é essencial, pois o leite materno é o único alimento que contém anticorpos e outras substâncias que protegem a criança de infecções comuns enquanto ela estiver sendo amamentada, além de prevenir o aparecimento de várias doenças na vida adulta.

O Agosto Dourado também promove o incentivo ao aleitamento materno. A cor dourada do laço que remete à campanha está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite humano.