14/03/2024
HomeSaúdeSecretaria Municipal de Saúde orienta sobre a importância da vacina contra a Hepatite B

A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população sobre a importância da vacina contra a Hepatite B, imunizante que está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).  Pessoas com 0 a 59 anos podem receber o imunizante (aplicado conforme as doses recomendadas de acordo com a faixa etária), nas UBS, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

É importante verificar, junto a um profissional de saúde, se há necessidade de receber a dose de reforço na fase adulta, quando a pessoa já foi imunizada na infância. Na fase adulta, a vacina é recomendada principalmente para pessoas com maior risco de infecção por Hepatite B como, por exemplo, profissionais de saúde, pessoas que fazem sexo sem proteção, usuários de drogas injetáveis, residente ou viajantes para áreas endêmicas do vírus da Hepatite B. Vale ressaltar que toda vacina deve ser aplicada somente depois de 14 dias da pessoa ter recebido dose da vacina contra a Covid 19.

As hepatites virais são provocadas por vírus com características distintas, sendo os mais comuns os tipos A, B ou C. Na maior parte dos casos, as infecções são silenciosas e atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves, que podem levar a óbito.

Segundo estimativa do Ministério da Saúde, no Brasil, 756 mil pessoas são portadoras do vírus da Hepatite B, embora a maioria não saiba. Em Itu, é possível realizar gratuitamente o teste rápido para Hepatite B, sem pedido médico, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, no Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI), localizado na Rua Aristides de Assumpção Menabó, 75, Loteamento Residencial Maria Fernanda.