HomeSaúdeSecretaria de Saúde de Itu disponibiliza mais dois consultórios odontológicos para a população

Nesta semana, durante a entrega do novo prédio da Unidade Básica de Saúde Dr Cid Ferraz do Amaral – UBS 08, localizada na Praça Conde de Parnaíba, 44, Centro, foram entregues à população mais dois consultórios odontológicos. Com a entrega desses equipamentos, instalados nas dependências da UBS 08, a rede municipal de saúde passa a contar com 16 consultórios distribuídos em dez UBSs estratégicas.

Os demais consultórios estão instalados nas UBSs 02 (1 consultório), 03 (3 consultórios), 04 (2 consultórios), 05 (1 consultório), 06 (2 consultórios), 10 (1 consultório), 11 (2 consultórios), 13 (1 consultório) e 15 (1 consultório).

O atendimento prestado nos consultórios das UBSs são de urgência odontológica (dor) e tratamentos odontológicos de clínica geral que envolvem restaurações, limpezas e alguns tipos de extrações. Neste momento de pandemia de Covid 19, os tratamentos estão mais restritos e, por isso, a equipe de Odontologia da Secretaria de Saúde de Itu prioriza os atendimentos de urgência (os tratamentos já iniciados terão continuidade de acordo com as determinações do profissional, seguindo orientações do Governo do Estado).

Toda a população, independente da idade, pode usufruir do serviço de Odontologia da rede municipal de saúde. Alguns casos específicos de pacientes até 6 anos de idade são encaminhados para tratamento na Bebê Clínica. Para utilizar o serviço, o munícipe deve procurar pela UBS que tem Odontologia localizada mais próxima de sua residência. Vale ressaltar que as urgências são atendidas no mesmo dia e os tratamentos, neste momento, estão com agendamento restrito devido à pandemia de Covid-19.

Além do serviço de Odontologia nas UBSs citadas, a Prefeitura conta ainda com a Bebê Clínica, que se destina a tratamentos odontológicos para crianças até 6 anos; a Odontologia no CAIME – Centro de Atendimento ao Idoso Municipal Especializado, para idosos que participam do Grupo da Melhor Idade; Atendimento Hospitalar de Pacientes Especiais, quando necessário; e atendimento de Especialidades no CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, onde são atendidos os pacientes encaminhados pelos dentistas das UBSs para as especialidades de Cirurgia, Endodontia (canal), Pacientes Especiais, Periodontia, Estomatologia (diagnóstico de lesões bucais) e Prótese Bucal.