07/04/2024
HomeGestões AnterioresRua Sete de Abril será liberada ao tráfego no final deste mês

Rua Sete de Abril será liberada ao tráfego no final deste mês

O trecho final da Rua Sete de Abril, localizado entre a Rua Lídia de Souza Gatti e a Avenida Galileu Bicudo no Bairro Vila Gatti, segue interditado devido à canalização do Córrego Brochado. A via deverá ser reaberta ao tráfego de veículos no final deste mês em função da complexidade dos serviços que envolvem redes de água, de energia elétrica, de telefonia, de internet e tubulação de gás natural.

A antiga ponte já foi retirada e as aduelas de concreto armado já começaram a ser instaladas fechando o trecho do córrego para a implantação da nova ponte sobre o Córrego Brochado. Durante as obras, o tráfego de veículos entre a Avenida Galileu Bicudo e a Vila Gatti está sendo possível pela Ruas Francisco Nardy Filho ou pela Rua 21 de Abril, trecho ao lado do Colégio Forte Castelo.

Para os pedestres, uma travessa provisória sobre o Córrego Brochado foi construída no início da Rua Dr. José Elias, dando acesso à Avenida Galileu Bicudo.

Benefícios

A obra de canalização dos córregos urbanos de Itu (Guaraú, Taboão e Brochado) é considerada a maior obra de manejo de águas pluviais do país, com investimentos de aproximadamente R$ 95 milhões, por meio do PAC 2 (Plano de Aceleração e Crescimento).

Quando concluído, o empreendimento resultará em quase 10 quilômetros de córregos canalizados. Alguns trechos dos córregos serão contornados por um parque linear com pistas de caminhada, ciclovia, arborização e paisagismo e 80 mil mudas de árvores serão plantadas em toda a cidade.

Texto: Daniel Assis de Alcântara
Fotos: Secretaria Municipal de Obras e Serviços Viários / Prefeitura de Itu