Widget Image
Secretarias
15/05/2024
HomeGovernoPrimeira reunião do Comitê das Crianças de Itu é realizada

Primeira reunião do Comitê das Crianças de Itu é realizada

Imagem mostra o arte-educador Thomas Rodrigo de Oliveira junto as crianças conduzindo uma oficina que envolveu a apresentação de temas relacionados ao Comitê das Crianças

O objetivo das reuniões do Comitê é identificar pontos de transformação na cidade para elaboração de políticas públicas

Foi realizada, na terça-feira (14/05), a primeira reunião do Comitê das Crianças Itu 2024. O encontro ocorreu no Centro Ituano de Letras e Artes (CILA) e contou com a participação de 17 das 25 crianças que compõem o Comitê, com ausência justificada das demais. As famílias foram recepcionadas pelo secretário de Planejamento e coordenador do Comitê da Primeira Infância de Itu, Gilmar Pereira, que desejou boas-vindas. “Eu fico muito feliz e emocionado em poder ver concretizado o primeiro Comitê das Crianças de Itu. Ele representa as vozes de todas as crianças da cidade e certamente será responsável por tornar Itu um município cada vez melhor”, destacou.

Os pequenos, conduzidos pelo arte-educador Thomas Rodrigo de Oliveira, participaram de uma oficina que envolveu a apresentação de temas sobre pertencimento ao espaço, expressão artística através de desenhos e conversas informais sobre o local onde vivem. O objetivo das reuniões do Comitê – que ocorrerão uma vez por mês pelo período de 12 meses desde sua constituição – é identificar pontos de transformação na cidade para elaboração de políticas públicas que atendam suas necessidades. “Eu gostei de participar dessa reunião, além de conhecer crianças de outras escolas ainda pude conhecer essa biblioteca, desenhar e brincar”, destacou Samuel Mariano Alberto, 8 anos, aluno da Rede Saber 3 “Rachel Steiner Leitão”

Em paralelo à reunião do Comitê das crianças, os pais puderam acompanhar uma palestra sobre o “Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e dos Adolescentes – SGDCA”, conduzida pela advogada, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Itu e diretora de Proteção Básica da Secretaria de Promoção Social da Prefeitura de Itu, Isis Paloma Carneiro.

A diretora executiva do Instituto Tecendo Infâncias, Adriane Menna Barreto, também esteve presente na ocasião para saudar os pais e reforçar o apoio do terceiro setor aos assuntos relacionados às crianças na cidade.

Sobre o Comitê
O Comitê das Crianças é um órgão consultivo que visa dar voz às crianças, contemplando suas ideias, propostas e demandas a respeito da cidade. A definição da composição dos integrantes do 1º Comitê das Crianças de Itu para o ano de 2024 foi feita por meio de sorteio no dia 11 de abril de 2024. O Comitê é composto por 25 integrantes com no mínimo sete anos completos e no máximo onze anos e doze meses oriundos de escolas públicas e particulares de Itu, sendo sendo dois meninos e duas meninas residentes de cada uma das seis regiões da cidade.

O regulamento para o Comitê das Crianças é baseado no Decreto Nº 4.096, de 3 de outubro de 2023, com base nos modelos internacionais de cidades participantes da Rede Mundial Cidade das Crianças e a experiência adquirida nas composições anteriores em outros municípios.