18/04/2024
HomeGestões AnterioresPrimeira-dama apresenta projetos do Funssol a grupos de religiosos e senhoras

Primeira-dama apresenta projetos do Funssol a grupos de religiosos e senhoras

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funssol) de Itu, Zélia Vaccari Gomes, apresentou recentemente os projetos que coordena aos padres Gabriel Vital, pároco da Paróquia Senhor do Horto e São Lázaro, Raul Silva Souza, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, e Wagner Marques, pároco da Paróquia São Cristóvão, e a um grupo de senhoras do condomínio Theodora.

Os líderes religiosos e as senhoras do condomínio Theodora acompanharam atentamente as explicações da primeira-dama sobre os projetos vinculados ao Funssol: Projeto Girassol, Centro de Capacitação Profissional, Centro de Convivência Dia para Idosos, Grupo da Melhor Idade, Sonho de Noiva e o projeto Nova Vida.

O Funssol atende a população em vulnerabilidade social por meio de várias ações como doação de agasalhos, alimentos, móveis e ainda oferece o projeto Nova Vida, que auxilia famílias que vivem o drama da dependência química. O Projeto Girassol foi idealizado por Zélia e implantado pela Prefeitura com ajuda de empresários. Tem como objetivo a produção e doação de fraldas geriátricas para idosos acamados cadastrados no Grupo da Melhor Idade.

O Centro de Capacitação Profissional oferece cursos gratuitos e visa a inserção dos alunos no mercado de trabalho e incentiva o empreendedorismo. São diversos cursos como, por exemplo, Manicure e Pedicure, Chapeiro, Pizzaiolo e Corte e Costura. Além dos cursos gratuitos, o Centro de Capacitação realiza o projeto “Sonho de Noiva”, que empresta vestidos de noiva, para madrinha e noivinhas a pessoas em vulnerabilidade social.

O Centro de Convivência Dia para Idosos tem como objetivo atender idosos, cujos familiares não possuem condições financeiras para pagar pelo serviço de um cuidador ou enfermeiro enquanto trabalham ou estudam. Os idosos participam de atividades como artesanato, jogos de raciocínio, prática de atividade física leve. O Centro de Convivência Dia para Idosos dispõe ainda de médico, enfermeira, psicóloga, assistente social, nutricionista, a fim de prestar atendimento médico, efetuar o controle de medicação e oferecer alimentação balanceada.

O Grupo da Melhor Idade, cuja sede própria foi inaugurada este ano, atende mais de mil idosos e proporciona atividades de inclusão social, melhora na qualidade de vida e evita o isolamento do idoso. No Grupo, os idosos participam de aulas de artesanato, informática, alfabetização, bailes, passeios, entre outras, e contam com atendimento médico e odontológico.

Tanto os párocos quanto as senhoras do referido condomínio elogiaram o trabalho da primeira-dama e de sua equipe, destacando que os equipamentos sociais muito contribuem para melhorar ainda mais a qualidade de vida em Itu.

Texto: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu
Fotos: Divulgação/Prefeitura de Itu