HomeSecretaria de Planejamento e Gestão de ProjetosOutorga Onerosa do Direito de Construir – OODC

Outorga Onerosa do Direito de Construir – OODC

A Outorga Onerosa do Direito de Construir – OODC consiste em uma ferramenta oriunda do Estatuto da Cidade, sendo um instrumento de financiamento da política urbana, com o objetivo de promover o desenvolvimento ordenado e a reestruturação urbana através da justa distribuição dos benefícios e ônus decorrentes do processo de urbanização.

A Outorga Onerosa do Direito de Construir – OODC é uma concessão emitida pelo Poder Público Municipal que permite ao requerente construir acima do Coeficiente de Aproveitamento Básico – CAB até o limite do Coeficiente de Aproveitamento Máximo – CAMax, mediante contrapartida financeira, como estabelecem a Lei Federal nº 10.257/2001 do Estatuto da Cidade e a Lei Complementar nº 52/2023 do Plano Diretor Municipal.

Através do Decreto nº 4.042, de 20 de junho de 2023, fica regulamentado o instrumento de gestão urbana denominado OODC – OUTORGA ONEROSA DO DIREITO DE CONSTRUIR

O download para acesso ao Anexo I – Formulário para a solicitação de análise para concessão da Outorga Onerosa do Direito de Construir – OODC está disponível ao final do Decreto supramencionado.