Widget Image
Secretarias
29/11/2022
HomeEducaçãoPepsiCo e Prefeitura de Itu oferecem cursos gratuitos de formação profissional à população

PepsiCo e Prefeitura de Itu oferecem cursos gratuitos de formação profissional à população

Projeto “Vencendo Pela Educação” apoia o desenvolvimento de pessoas que estão em busca do 1º emprego ou de recolocação no mercado de trabalho

A PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, em parceria com a Prefeitura de Itu, anuncia o projeto “Vencendo pela Educação”, que oferece cursos profissionalizantes online e gratuitos para a população mais vulnerável da cidade. A iniciativa objetiva capacitar jovens em busca do primeiro emprego e pessoas que precisam se recolocar no mercado de trabalho para ampliar suas oportunidades.

O anúncio foi feito hoje pelo Presidente da PepsiCo Brasil Alimentos, Alexandre Carreteiro, e pelo prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, em evento para assinatura do projeto social na Prefeitura da cidade. “É uma enorme satisfação para a PepsiCo contar com a parceria da Prefeitura de Itu para desenvolvermos projetos que contribuem concretamente para a transformação na sociedade. Essa é uma agenda prioritária para a PepsiCo no Brasil e faz parte de nossa agenda PepsiCo Positive, que coloca sustentabilidade e responsabilidade social no centro de tudo o que fazemos”, afirmou Alexandre Carreteiro.

Os cursos do programa Vencendo pela Educação serão ministrados por profissionais voluntários(as) da PepsiCo, especializados(as) em cada área de conhecimento e terão curta duração, cerca de um mês. Ao final de cada módulo, o(a) participante receberá um certificado emitido pela PepsiCo e pela Prefeitura de Itu. Os conteúdos abordarão desde a formatação de currículo, até conteúdos técnicos, como Pacote Office e a Rotina dentro do mundo de Vendas e Operações PepsiCo.

“Investir na capacitação das pessoas que precisam de um emprego hoje, no curto prazo, é uma prioridade para a Prefeitura de Itu, para que possamos mudar a realidade dessas famílias e gerar um conhecimento que será aproveitado tanto pelo(a) participante, como pelo mercado de trabalho que irá receber pessoas mais qualificadas.” reforçou Guilherme Gazzola, Prefeito de Itu.

O Vencendo pela Educação será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social e integra a agenda de transformação PepsiCo Positive, por meio da qual a PepsiCo investe em ações que movimentam uma transformação positiva em toda a cadeia de valor, incluindo apoio às comunidades onde atua, com foco em promover a retomada econômica do país, a inclusão e a equidade social.

“Saber que, por meio dessa ação de formação profissional e compartilhando conhecimento, essas pessoas poderão ter novas oportunidades e perspectivas de vida nos deixa felizes e confiantes de que estamos no caminho certo. Somos gratos(as) à Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social de Itu, e aos(às) nossos(as) funcionários(as) voluntários(as) que estão fazendo esse projeto acontecer!” comenta Fabio Barbagli, Vice-presidente de RH da PepsiCo Brasil.

Inscrições começam dia 14 de março
As inscrições para o primeiro módulo sobre Mercado de Trabalho poderão ser feitas no site da Prefeitura de Itu, pelo link: https://itu.sp.gov.br/inscricoes a partir do dia 14, e vão até o dia 25 de março. O curso começará no dia 6 de abril.

O conteúdo programado para 2022 traz temas que tocam em habilidades técnicas e comportamentais, para auxiliar os(as) participantes a desenvolverem desde a formatação de um currículo atrativo, até melhorar sua postura diante dos desafios no mercado de trabalho e nos momentos de seleção para vagas de emprego. Entre os conteúdos técnicos, haverá capacitações sobre Mercado de Trabalho (Elaboração de currículo, Empreendedorismo e  Ferramentas Digitais; Educação Financeira); Formação Geral (Técnicas de Apresentação, Comunicação, Negociação e Influência, Marca pessoal); Pacote Office Básico (Word, Excel e Power Point; Outlook e Zoom/Teams); Rotina dentro do mundo de Vendas e Operações da PepsiCo (trazendo conteúdos sobre vendas, promoção de vendas e atuação nas operação nas fábricas); entre outros temas.

Para se inscrever nos cursos do “Vencendo pela Educação” é preciso estar cursando ou ter concluído o ensino médio. Os módulos serão ministrados de forma online e ao vivo (100 vagas) – e para isso será necessário ter um e-mail, acesso a computador ou celular com internet. Também serão oferecidas no Centro de Capacitação Inclusiva (CCI), da Prefeitura de Itu 12 vagas para os moradores da cidade que não tiverem computador com acesso à internet. Será exigida uma presença mínima de 75% nas aulas para o recebimento do certificado. Os(as) participantes que concluírem os cursos poderão se cadastrar no banco de talentos da PepsiCo e participar dos processos seletivos para vagas abertas.

Caso o(a) participante encontre alguma dificuldade para realizar o processo de inscrição nos cursos, ela poderá ser realizada no Centro de Capacitação Inclusiva (CCI), a partir do dia 14/03 (das 8h00 às 17h00). Dúvidas poderão ser enviadas para: [email protected] 

PepsiCo oferece ainda capacitação focada nas mulheres
A PepsiCo também inicia hoje, simbolicamente no Dia Internacional da Mulher, a primeira turma de 2022 do programa Mulheres com Propósito, que capacita mulheres de forma online e gratuita para ampliar oportunidades; como abrir o próprio negócio e planejamento da vida profissional e financeira. O programa tem como objetivo aumentar a participação feminina no mercado de trabalho e apoiar pequenas empreendedoras em seus negócios. As mulheres interessadas podem se inscrever até o dia 14 de março no link: https://bit.ly/3HSJ9sJmcp. O Mulheres com Propósito é oferecido pela PepsiCo em parceria com o FUNDES América Latina.

Além das ações de fomento ao desenvolvimento social, a PepsiCo também mantém um trabalho de apoio humanitário, focando em ações para municípios em situações emergenciais e, durante a pandemia, buscou apoiar as comunidades mais vulneráveis. Em Itu, foram doadas mais de 8.900 unidades dos produtos da PepsiCo ao Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Itu, que foram distribuídos às pessoas mais atingidas pela pandemia da COVID-19, incluindo hospitais e centros de apoio.