HomeCulturaPatrimônio Ituano é tema de seminário na próxima quinta-feira

Patrimônio Ituano é tema de seminário na próxima quinta-feira

Na próxima quinta-feira (12/12), a partir das 19h, ocorre gratuitamente o seminário “Patrimônio Ituano como atrativo turístico“, e o lançamento do livro “Turismo, Patrimônio e Regionalização“, da professora Esmeralda de Macedo Serpa, na Fábrica de Artes Marcos Amaro (FAMA). O evento é organizado pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico Cultura de Itu (CPPHC), com o apoio da Prefeitura de Itu.

Abertura do seminário fica por conta de Raquel Fayard (diretora da Fundação Marcos Amaro), Maitê Velho (secretária municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico) e Ana Paula de Moraes Quinteiro Capelli (diretora de obras e presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico Cultural da Estância Turística de Itu – CPPHC).

Em seguida ocorre o lançamento do livro e palestra, acompanhe a programação:

Esmeralda de Macedo Serpa, professora de Turismo da Fatec de São Roque, apresenta a pesquisa “Turismo, Patrimônio e Regionalização” desenvolvida por professores do Eixo Tecnológico de Turismo, Hospitalidade e Lazer do Centro Paula Souza;

Mesa Redonda – Mediação – Prof.ª Esmeralda de Macedo Serpa

Simone dos Santos, “Itu, uma cidade reduzida a sua grandeza”, Trabalho de Conclusão (Bacharelado em Jornalismo), Faculdade Prudente de Moraes, Itu, 2002;

Carla Volponi Steffen, com “Transformações espaciais de Itu após a implantação de grandes condomínios 1970 – 2019”. Dissertação (mestrado em Arquitetura e Urbanismo), Pontifícia Universidade Católica – PUC. Campinas, 2019;

Emerson Ribeiro Castilho, “Itu, entre as ideias preservacionista e desenvolvimentista: da disputa patrimonial e turística à construção de uma Imagem Cultural Ituana como Cidade-Museu”. Tese (Doutorado em Museologia e Patrimônio), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com Museu de Astronomia e Ciências Afins. Rio de Janeiro: PPG-PMUS, 2017.

A FAMA fica na Rua Padre Bartolomeu Taddei, 09, Vila São Francisco.