21/03/2024
HomeCulturaOficina “Tecendo Memórias e Trabalhos” ocorre gratuitamente neste sábado

Oficina “Tecendo Memórias e Trabalhos” ocorre gratuitamente neste sábado

Neste sábado (19/01) ocorre o lançamento do Projeto Ponto a Ponto, com a oficina gratuita “Tecendo Memórias e Trabalhos”, com Aline Zanatta, no Espaço Trama, localizado na Fábrica de Artes Marcos Amaro, das 10h Às 12h.

O projeto é realizado por meio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Élida Marques Produções Artísticas Ltda, com o apoio das Secretarias Municipais de Cultura de Itu e Salto e Fundação Marcos Amaro.

O intuito da oficina é refletir de forma dinâmica e artesanal sobre o tema da memória, relacionando-a com o conceito tempo-espaço e trabalho. Ao mobilizar sujeitos e suas memórias, os relatos serão compreendidos como saberes em ação, transmissão e potencialmente transformadores. Para tanto, vamos utilizar imagens, relatos, poemas, objetos e textos para tecermos juntos uma construção coletiva sobre memória e os pontos que a ligam ao universo do trabalho e às lembranças do cotidiano.

Aline Zanatta, filha de tecelã, é historiadora, mestre em História Cultural pela Unicamp e Doutoranda na Faculdade de Educação/Unicamp. Desde 2016 é educadora do Museu Republicano “Convenção de Itu/USP”, integrante da Rede São Paulo de Memória e Museologia Social e do grupo de Cultura Popular Caixeiras das Nascentes.

As inscrições podem ser realizadas no dia do evento ou por meio do evento no Facebook, na página Ler é Uma Viagem (https://www.facebook.com/lereumaviagemoficial/).

O projeto Ponto a Ponto segue com atividades mensais oferecendo sessões de leitura pública, rodas de conversas, oficina de mediação de leitura, oficina de bordados e tecelagem manual e piqueniques literários, nas bibliotecas públicas, reunindo pessoas que acreditam na eficácia do fazer artesanal em conjunto com rodas de leitura, cantorias e conversas, como estratégia para atrair pessoas para o mundo das narrativas, de forma delicada e inusitada.

A Fábrica de Artes Marcos Amaro (FAMA) fica na Rua Padre Bartolomeu Taddei, 09, Centro.