Widget Image
Secretarias
14/11/2019
HomeCulturaObras de restauro do altar mor da Igreja Matriz serão entregues no próximo dia 28

Obras de restauro do altar mor da Igreja Matriz serão entregues no próximo dia 28

A cidade de Itu recebe no próximo dia 28 um grande e valioso presente de aniversário, a primeira etapa das obras de restauro da Igreja Matriz Nossa Senhora Candelária. A cerimônia acontece a partir das 10h, e entregará para população o que há pelo menos um século estava escondido embaixo de camadas de tinta.

O início desta fase das obras de restauro aconteceu em fevereiro de 2015 e, após um ano, todo o altar mor com douramentos e prata vistos em poucas igrejas será oficialmente entregue. As obras realizadas no local surpreenderam inclusive os técnicos do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) que teceram elogios ao trabalho realizado pelos artistas que o fizeram e também aos restauradores que trouxeram à tona todo o esplendor das pinturas e entalhes da igreja ituana.

Em visita realizada no mês de julho, Mauro Bondi,técnico do Iphan ficou impressionado com o resultado obtido. “Temos aqui um dos altares mais bonitos do estado de São Paulo”, comentou.

As telas de Padre Jesuíno do Monte Carmelo, localizadas nas laterais do altar mor, foram retiradas e também passaram por restauro e o resultado será apresentado no dia 28. Para que haja uma noção da dimensão do trabalho realizado, somente as molduras das telas somam mais de cem metros de douramento.

A viabilização do restauro da Igreja Matriz Nossa Senhora Candelária de Itu aconteceu pela parceria entre a Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Arquidiocese de Jundiaí, o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. A Prefeitura da Estância Turística de Itu garantiu o aporte financeiro necessário a uma intervenção contínua e de alta qualidade.

A OSCIP Museu a Céu Aberto incumbiu-se do gerenciamento geral do projeto e dos serviços; o restauro de escultura, pintura e douração ficou a cargo de Julio Moraes Conservação e Restauro; a firma Inspirati Arte, Cultura e Comunicação responsabilizou-se pelo tratamento de madeiras e suporte operacional para as obras de restauro, e VEC Engenharia e Gestão garante o suporte técnico de engenharia e logística. O licenciamento, fiscalização e acompanhamento geral são feitos pelo IPHAN e pela Secretaria Municipal de Cultura de Itu.

Texto: Decom

Fotos: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu

(19/02/16)