Nesta quarta-feira (15/10), chegou a Itu um novo lote de tubos que será utilizado na frente de obras da Adutora Mombaça, às margens da estrada rural do Pau D’Alho. A indicação do Mombaça como alternativa para enfrentar a estiagem mais severa dos últimos 123 anos partiu diretamente do prefeito de Itu, Antonio Tuíze, tendo como base estudos técnicos apresentados pela Agência Reguladora. Ao todo, serão 22,5 km de extensão de adutora e um investimento de R$ 30 milhões por parte da concessionária.
A adutora Mombaça terá vazão de aproximadamente 280 litros de água por segundo e equivale, sozinha, a praticamente tudo o que foi feito para captação direcionada à ETA 1 (Estação de Tratamento de Água) ao longo de 40 anos.
A ETA 1 é a responsável pelo abastecimento da região central da cidade. O novo volume que será usado para alimentar a estação, segundo levantamento da Agência Reguladora (órgão municipal que fiscaliza as concessões), corresponde sozinho a 50% da captação em períodos normais.
Além da frente da estrada do Pau D´Alho, as obras da Adutora Mombaça seguem com outra frente na Avenida Ernesto Fávero, ao lado da Estação de Tratamento no bairro Rancho Grande.