19/03/2024
HomeSaúdeNova empresa assume UPA e já implanta melhorias

Nova empresa assume UPA e já implanta melhorias

A partir desta semana, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, localizada no bairro Nossa Senhora Aparecida, passa a ser administrada pela Sociedade Beneficente Caminho de Damasco – SBCD. O anúncio da empresa vencedora do processo licitatório à imprensa ocorreu na tarde desta terça-feira (21/08), pelo prefeito Guilherme Gazzola e pela secretária municipal de Saúde, Janaina Guerino de Camargo, quando também já foram divulgadas algumas reestruturações e melhorias na gestão.
Uma das melhorias em fase de execução é a criação de sala de observação infantil, atendendo a uma solicitação da secretária de Saúde de Itu. O prefeito Guilherme Gazzola afirmou que o atendimento na área de saúde, em especial o de urgência e emergência, deve primar pelo acolhimento. Durante a apresentação, foi divulgado ainda que, diante do significativo número de idosos no município, a UPA terá leitos adequados para essa parcela da população com o objetivo de garantir mais segurança a esses pacientes.
Outro aprimoramento, que auxiliará na compreensão quanto à ordem de atendimento, são pulseiras cujas cores correspondem à classificação de risco. Também estão previstos reparos na estrutura interna e externa; aquisição de utensílios e mobiliários; instalação das cortinas de humanização dos leitos; aquisição do módulo informatizado – MV para Regulação 192; implantação do Serviço de Atendimento ao Usuário – SAU; adequação do sistema de gestão informatizado MV para geração do Prontuário Eletrônico.
A equipe médica disponibilizada pela empresa é constituída por três clínicos dia/12h; dois clínicos noite/12h; um emergencista 24h; dois pediatras dia/12h; um pediatra noite/12h; um ortopedista 12h dia.
Além do prefeito e da secretária de Saúde, participaram da apresentação o presidente do Conselho de Administração da SBCD, Newton Cesar Carrinhena, e os representantes Carlos Eli Gargalak Aziz, Luis Antônio Picerni Herce, Andréia Cristina dos Santos, Johnny Silva, Durvalino Picolo e Angelo Antonio Picolo; e os secretários municipais Georgia Ortenzi (Finanças) e Moyses Alberto Leis Pinheiro (Administração).