06/04/2024
HomeMeio AmbienteMudas nativas são plantadas às margens da Represa do Itaim

Mudas nativas são plantadas às margens da Represa do Itaim

Como parte da programação da Semana do Meio Ambiente, o plantio visa é mais um reforço da preservação da mata ciliar do manancial

Finalizando as atividades da Semana do Meio Ambiente da Prefeitura de Itu, ocorreu nesta sexta-feira (10/06), o plantio de 225 mudas nativas e frutíferas às margens da Represa do Itaim. Alunos da escola Professor Cícero Siqueira Campos participaram da ação que reforça a preservação da mata ciliar deste manancial, responsável pelo abastecimento de 30% da região central da cidade de Itu.
Durante a atividade, o prefeito Guilherme Gazzola destacou: “apesar da represa ser uma das mais importantes para nossa cidade, ninguém nunca deu devida atenção para este manancial. Esse plantio e outras ações que estamos realizando aqui no Itaim são fundamentais para fortalecer a segurança hídrica”.
No final de maio, devido ao nível operacional mais baixo (típico deste período do ano), a CIS (Companhia Ituana de Saneamento) deu início a uma nova batimetria na Represa do Itaim. O uso desta tecnologia possibilitará avaliar formas para retirada de sedimentos da represa, visando ampliar a capacidade deste manancial sem danificar a estrutura da laje de Varvito.