23/03/2024
HomeGestões AnterioresIX Olimpíada Ambiental está com inscrições abertas

IX Olimpíada Ambiental está com inscrições abertas

Foi lançada nesta semana a IX Olimpíada Ambiental, uma iniciativa da Prefeitura da Estância Turística de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com Secretaria Municipal de Educação e Diretoria de Ensino de Itu.

Podem participar alunos e professores da rede de escolas públicas (municipais, estaduais e federais) e escolas particulares de Itu, associações e qualquer cidadão, desde que atendam às condições previstas no regulamento.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de abril por meio do preenchimento da ficha de inscrição disponível no site: www.itu.sp.gov.br/meioambiente onde também pode ser consultado o regulamento.

Nesta quarta-feira (20/04) coordenadores de escolas municipais participaram de uma reunião com o objetivo de receberem orientações de como os trabalhos podem ser elaborados pelos alunos.

O tema deste ano é o “Consumo Sustentável” e tem como objetivo aprofundar conhecimentos sobre o consumo e relação com a sustentabilidade ambiental planetária; promover a cultura do consumo sustentável dos recursos naturais em especial da água, embalagens e pneus; refletir sobre as possibilidades da não geração de resíduos e combate ao desperdício de água e conhecer os mecanismos de logística reversa de produtos.

O Consumo Sustentável envolve a escolha de bens e produtos que utilizaram menos recursos naturais em sua produção, que garantam o emprego de qualidade aos que os produziram, e que serão facilmente reaproveitados ou reciclados. Significa comprar aquilo que é realmente necessário, estendendo a vida útil dos produtos tanto quanto possível. O consumo é de maneira sustentável quando as escolhas de compra são conscientes, responsáveis, com a compreensão de que terão consequências ambientais e sociais – positivas ou negativas.

A Olimpíada Ambiental é realizada de acordo com a Lei nº 1070/2009 que fixa o calendário ambiental e Lei nº 950/2008 que estabelece o Programa Municipal de Educação Ambiental.

Decom

(20/04/2016)