A cidade de Itu sedia entre os dias 08 e 10 de julho, o III Seminário Internacional de Mantrailing. O evento é promovido pelo Grupamento de Busca e Resgate Sul Paulista e acontece das 8h às 18h, na sede da Guarda Civil Municipal de Itu (teórico), no Canil da GCM, no eixo histórico e em outros pontos da cidade (prático).
A terceira edição do seminário internacional contará com a presença dos americanos, Laurie Swain e Terry Davies, instrutores da Virgínia Bloodhound Search and Rescue (VBSAR), além das especialistas brasileiras, Ana Albernaz (coordenação) e Edilaine Gonçalves (organização).
A modalidade Mantrailing, apesar de nova no Brasil, é reconhecida e valorizada internacionalmente, possibilitando a utilização do cão para encontrar pessoas desaparecidas, localização e identificação de transgressores, e resolução de crimes, a partir de um objeto utilizado pelo indivíduo em questão.
Hoje, o Canil da GCM de Itu conta com a cadela Rana Bela, da raça conhecida como Cão de Santo Humberto ou Bloodhound, uma raça canina oriunda da Inglaterra e Bélgica especializada e reconhecida mundialmente como cães farejadores.
O Canil da Guarda Municipal de Itu é capacitado para ações conjuntas com o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo e do Grupamento de Busca e Resgate do Brasil. O local é aberto à população, e está localizado no Parque Ecológico Taboão, 77, no bairro Itu Novo Centro.
Texto: Fábio Navarro/Prefeitura de Itu
Foto: Arquivo DECOM