06/04/2024
HomeCulturaItu reúne artesãos e produtores em programa de economia criativa

Itu reúne artesãos e produtores em programa de economia criativa

Uma reunião com artesãos e produtores da economia criativa foi realizada na noite de quinta-feira (17/02), no auditório da Prefeitura, para a apresentação do Programa “Itu em suas mãos”. As secretárias municipais Maitê Velho (Cultura e do Patrimônio Histórico) e Veronica Sabatino (Meio Ambiente e Recursos Hídricos) participaram do encontro, que também teve por objeto a divulgação do calendário da Feira EcoArt, da nova identidade visual do projeto e das novas economias que farão parte do programa.

A Feira EcoArt é uma ação do Programa “Itu em suas mãos”, que tem como objetivo a realização do quarto eixo do programa: O Intercâmbio/Geração de Renda. O “Itu em suas mãos” vem realizando mapeamento, cadastramento, setorização e qualificação de artesãos, artistas e produtores ituanos para que possam agregar saberes e valores aos seus produtos. Junto aos seus parceiros institucionais, o programa vem qualificando artesãos de áreas e segmentos diversos e criando ações que ativam a geração de renda frente ao Turismo Cultural e o Patrimônio Criativo.

Realizada no Parque Taboão todo segundo domingo do mês, das 11h às 16h, a EcoArt é um polo de encontro dos processos, das ideias e dos empreendimentos, que une a Economia Criativa, a Economia Circular e a Economia Solidária.

A apresentação do “Itu em suas mãos” e da nova proposta do Projeto Ecoart foi feita pela chefe de Artes da Secretaria de Cultura, Sabrina Souli, enquanto a explanação sobre Economia Circular ficou à cargo da bióloga e coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Valéria Rusticci.

No evento, houve ainda demonstração das oficinas de experimentação artística com os professores Braz Júnior e Thomaz Oliveira. Também participaram a gerente administrativa e coordenadora do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Helen Dias e a instrutora do Senar (Programa de Bordado), Suely Amatuzzi, que falaram sobre o app do curso e abertura de inscrições. Ainda fizeram uso da palavra a gestora de Projetos de Turismo do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Michele de Paula Oliveira; o agente de Desenvolvimento do Sebrae, João Januário, que divulgou as vantagens da formalização da MEI (Microempreendedor Individual) no município e a lista de cursos do Sebrae; e a representante da cadeira de Artesanato do Conselho Municipal de Política Cultural de Itu, Raquel Massaranduba.