HomeCulturaItu recebe oficina gratuita de enquadramento fotográfico

Itu recebe oficina gratuita de enquadramento fotográfico

Imagem mostra informações sobre a oficina gratuita de enquadramento fotográfico

A ação ocorre em parceria com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e o MIS (Museu da Imagem e do Som)

A oficina “Enquadramento e composição fotográfica – desobedecendo às regras” acontecerá no dia 21 de março, a partir das 14h, no Estúdio Extraordinário (Rua Dr. Graciano Geribelo, 24, bairro Alto). O evento abre as portas para uma série de ações que a Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico de Itu receberá, por meio do Pontos MIS, que é um programa de formação e difusão cultural em todo o Estado de São Paulo.

O intuito é mostrar uma alternativa na escolha do olhar fotográfico. Os exemplos serão um contraponto das referências clássicas ilustradas; assim os alunos terão ainda mais repertório e dois caminhos para escolher nas fotografias da vida. Os interessados devem ter a partir de 15 anos e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail [email protected]

Quem conduzirá a oficina será Melissa Szymanski, fotógrafa formada e pós-graduada pela FASM – Faculdade Santa Marcelina. Participou de diversos cursos em Milão (Itália), nas áreas de Fotografia de Moda e Still Life. Trabalhou na revista italiana Moda Pelle, na execução de editorias e publicidade. Recentemente, Melissa  assumiu o posto de docente na FAAP, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo em diversos aparelhos e no MIS – Museu da Imagem e do Som no projeto Pontos MIS. Foi convidada no primeiro congresso on-line de Fotografia de Moda, abordando o tema: A Fotografia de Moda no Brasil: criação ou cópia?

Atuou como docente de Fotografia na FASM, IED – Istituto Europeo di Design, SESC, Centro Universitário Belas Artes; elaborou durante sete anos aulas de fotografia na Escola São Paulo nas áreas de Moda, Noções Básicas e Intermediário. Coordenou o Workshop de Fotografia: Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral pela Oficinas Culturais do Estado de São Paulo.

Contínua pesquisadora nas áreas de fotografia afrodescendente, fotografia asiática, fotografia latina entre outros temas pertinentes, Melissa desenvolve seu trabalho como fotógrafa para agências de modelos, em diversas marcas, sites e reportagens. Colaborou em matérias sobre arte-educação em revistas como: Veja SP, Caras, Revista Cásper Líbero, Canal TV Brasil.