Pouco mais de três meses após a primeira audiência pública sobre a criação de Área de Proteção Ambiental (APA) Pedregulho, a Prefeitura de Itu, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, sediou nesta quarta-feira (22/05) uma segunda audiência para discutir o tema.
As audiências públicas cumprem o regulamento do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e a sessão desta quarta-feira foi aberta pelo prefeito Antonio Tuíze, pelo presidente do legislativo ituano, Josimar Ribeiro e pelo vereador, membro da comissão de meio ambiente do legislativo ituano, Sérgio Castanheira.
Demais secretários e vereadores ituanos juntamente com a Associação Bairro Pedregulho, Fundação Florestal, Cooperativa Agrícola, Sindicato Rural, Inevat, moradores e proprietários do bairro em questão debateram mais uma vez o Ante Projeto de lei revisado pela Secretaria de Meio Ambiente para criação da APA Pedregulho que está localizada na divisa com os municípios de Salto, Cabreúva, Indaiatuba e Itupeva, numa importante região de mananciais e remanescentes de Mata Atlântica.
A criação desta APA está alinhada ao Plano Diretor Municipal de Itu e é de extrema relevância por abrigar em seu território a bacia do Ribeirão Piraí, futuro abastecedor de água bruta para o município ituano.
Após vários atendimentos, reuniões, estudos e contribuições chegou-se a uma 2ª versão da proposta agregando a colaboração dos atores envolvidos.
A APA Pedregulho ficou definida como de uso sustentável e todos os interessados em conhecer a Minuta do Ante Projeto de Lei e o mapa com a localização exata da APA podem acessar o site da Secretaria de Meio Ambiente de Itu através dos links:
Minuta:
https://www.itu.sp.gov.br/minutanteprojetodeLei_apa_pedregulho.pdf
Mapa:
https://www.itu.sp.gov.br/apa_pirai.pdf
Texto: Daniel Assis de Alcântara
Fotos: Renata Guarnieri/Prefeitura de Itu