28/03/2024
HomeGestões AnterioresItu participa de gabinete itinerante da Secretaria de Turismo do Estado

Itu participa de gabinete itinerante da Secretaria de Turismo do Estado

Encontro realizado em Sorocaba reuniu secretário estadual de Turismo e lideranças do setor da Região Metropolitana

Itu participou nesta quinta-feira (12/03) da instalação do Gabinete Itinerante do Turismo Paulista, que contou com a presença do secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena, e equipe. O encontro aconteceu em Sorocaba, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, reunindo prefeitos, lideranças e dirigentes de turismo da Região Metropolitana.

Para representar o prefeito Antonio Tuíze, compareceram ao evento os secretários municipais Osmar Barbosa (Turismo, Lazer e Eventos) e Shirley Carvalho Dantas (Planejamento). Eles entregaram ao secretário Lucena um exemplar impresso do Guia Turístico bilíngue e um DVD do vídeo turístico do município de Itu, ambos produzidos por ocasião da Copa do Mundo de 2014 com recursos do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), do governo do Estado.

Durante a abertura, Lucena falou sobre os projetos e programas estaduais, destacando que o turismo é a segunda maior economia no Brasil e no mundo. Em termos globais, está atrás da indústria petrolífera e em território nacional perde apenas para o agronegócio. No Estado, segundo o secretário, o setor responde pela geração de 1,250 milhão de postos de trabalho. “A cidade de São Paulo é o primeiro emissor de turismo no Brasil e em segundo lugar vem o interior paulista, seguido, então, pela cidade do Rio de Janeiro”, disse.

Além de oferecer atendimento individualizado aos municípios, uma das propostas do Gabinete Itinerante é iniciar o inventário turístico estadual, elencando os principais produtos, destinos e ofertas para que sejam promovidos e recebam incentivo e apoio.

(12/03/2015)