14/03/2024
HomePlanejamentoItu integra plataforma para municípios oferecerem serviços digitais

Itu integra plataforma para municípios oferecerem serviços digitais

A cidade de Itu integra um projeto piloto da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, que está sendo desenvolvido para o estímulo de serviços digitais por parte dos municípios brasileiros. Com financiamento do BID (Banco Interarmericano de Desenvolvimento), o projeto abrange também as cidades do Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), Manaus (AM), Niteroi (RJ), Londrina (PR), Parauapebas (PA), Candeias (BA), Crato (CE), Divinópolis (MG) e Itu (SP).

“A presença de Itu nessa empreitada que conta somente com outras 13 localidades do Brasil, em sua maioria grandes capitais, certifica o avanço da atual gestão municipal nos aprimoramentos para a digitalização de processos e serviços. A administração pública ganha com a transparência e celeridade de suas ações, enquanto os munícipes se beneficiam da facilidade ao acesso e melhor resolução de suas demandas”, comenta Plinio Bernardi Junior, secretário municipal de Planejamento.

A plataforma, que tem previsão de estar pronta no primeiro trimestre de 2022, pretende fornecer diagnóstico da maturidade das cidades e, numa segunda etapa, servir para a oferta de aplicações ‘plug & play’ para que os municípios, especialmente os menores, consigam se valer de serviços online já desenvolvidos.